Das telonas para o roteiro de férias: filmes inspiram viagens

Cidades onde se passam filmes se tornam destino de viagens; novelas aumentam interesse pelos países árabes e mulçumanos

Quem não se imaginou pelas ruas de Paris depois de ver as cenas do filme Meia-noite em Paris, onde o personagem Gil saía de madrugada pelas ruas da cidade luz? Ou não pensou em reunir amigos e ir para Las Vegas, após dar boas risadas com Se Beber, Não Case, filme que mostra quatro amigos fazendo jus a frase mais famosa em relação à cidade: “O que acontece em Vegas, fica em Vegas”?
Segundo Ricardo Zeglin, responsável pela Fnac Viagens, no ParkShopping Barigui, as cidades que servem de cenário para os filmes são os destinos escolhidos por muitas pessoas na hora de decidir para onde viajar. “Todo mundo se inspira com os filmes para conhecer um novo destino, o filme motiva conhecer a cidade”, explica Zeglin.
Focando nesse público que ama cinema e adora viajar, a Fnac Viagens criou pacotes personalizados, baseados em filmes. Um exemplo é o pacote para a Tailândia, inspirado no filme A Ilha, com o astro de Hollywood Leonardo Di Caprio: a praia paradisíaca Koh Phi Phi. Outro pacote que tem feito muito sucesso é com destino a Londres, baseado na saga de Harry Potter. No roteiro, é indicado ao turista conhecer a Millennium Bridge, uma ponte feita exclusivamente para pedestres, que fica sobre o rio Tâmisa. Em O Enigma do Príncipe, a ponte é destruída. O musical Mama Mia!, Inspirado nos sucessos do grupo Abba, se passa na Grécia, e instiga ainda mais o desejo de conhecer a capital, Atenas, e as famosas ilhas gregas, como Mykonos, Santorini e Pireus.
Roteiros inspirados
na “telinha”
E não é só de filmes que surgem as idéias de roteiros de viagens. Ricardo conta que as novelas despertam interesse em muitas pessoas para conhecer lugares diferentes. Após o sucesso da novela Caminhos das Índias, da Rede Globo, o número de pessoas que procuraram Dubai e Índia como destinos para as próximas viagens surpreendeu Ricardo. “Eu trabalhava na Europa e atendia clientes brasileiros, e de repente muitas pessoas passaram a procurar por Dubai, índia, disparou”, relembra.
Marrocos, uma das melhores gastronomias do mundo, após ser cenário da novela O Clone, passou a ser um dos destinos preferidos dos brasileiros, assim como a Capadócia e os passeios de balões, na Turquia.
Porém, Ricardo alerta a necessidade de procurar uma boa agencia de turismo, antes de embarcar para um destino influenciado pela ficção. “Na Índia, na Turquia, no Marrocos, os costumes, as leis, são muito diferentes do que se aplica no Brasil. E isso pode acabar colocando o turista em risco, pode se tornar perigoso, caso não haja uma instrução”, ressalta.
Outro ponto importante é a personalização do pacote de viagem. “Na agência, nós podemos indicar um restaurante melhor, de acordo com o gosto ou intenção de investimento do cliente, indicar mais opções de lazer na cidade fora as já tradicionais, onde se hospedar. Tudo de acordo com o perfil do cliente, com o que o cliente realmente quer”, explica Zeglin.

Fnac Viagens: novo projeto

Ricardo Zeglin está a frente da Fnac Viagens em Curitiba, a primeira agência de viagens dentro de uma loja da rede. A idéia da Fnac é expandir a proposta para todas as lojas da rede no país. Segundo Ricardo, a idéia é unir viagens a todo o contexto cultural que a Fnac oferece, como os lançamentos de livros, cd’s, pocket shows. “A proposta é estar nesse ambiente tão cultural, tão rico de pessoas, de idéias, conversas, e ter a disposição das pessoas que freqüentam a Fnac a possibilidade de criar roteiros personalizados”, conta o diretor da Fnac Viagens no Barigui.
Zeglin traz ao novo empreendimento toda a bagagem profissional adquirida em sua longa passagem pela Europa, onde trabalhou na área de turismo na Itália e em Londres. Novamente em Curitiba há apenas dois meses, Ricardo apostou no sucesso da Fnac Viagens, já constatado logo na primeira semana de funcionamento do espaço.

))) Franciele Lima