Agentes Comunitários de Saúde orientam sobre cuidados com animais

Os agentes comunitários da Unidade de Saúde Caiuá, no CIC, estão participando, há cerca de dois meses, de um projeto-piloto de assistência veterinária. Em parceria entre a Secretaria Municipal de Saúde, Pró-Cidadania e Faculdade Evangélica do Paraná, além de auxiliar na saúde das pessoas, os profissionais contribuem para a saúde dos animais de estimação da região.
A ideia é utilizar o trabalho do agente, que faz a ponte entre a população em situação de vulnerabilidade social com os serviços do Município, no repasse de orientações e informações sobre a saúde dos animais. “Dessa maneira será possível ter um controle populacional e o levantamento sanitário animal. Isso irá permitir ter um controle das zoonoses parasitárias através da desverminação, que será realizada pela equipe do Hospital Veterinário”, explicou o professor da Faculdade Evangélica do Paraná, Eros Luiz de Sousa.
O projeto-piloto está na fase de visitas e até o final de janeiro de 2015 a equipe de agentes e estagiários do curso de Medicina Veterinária da Faculdade Evangélica do Paraná deve concluir o cadastro das famílias.
Tatiana Maria dos Santos, agente comunitária e que já faz parte dos trabalhos com os animais, diz que os moradores estão aceitando muito bem o trabalho. “A população não imaginava que a Prefeitura estava pensando também nos animais de estimação. Foi legal porque muitos acabaram assumindo os cachorros que ficavam nas ruas e hoje levam para vacinar e cuidar da saúde de todos”, contou.
A diretora de saúde da regional do CIC, Cynthia Calixto Fraiz, explica que o novo projeto pode ajudar, por exemplo, no controle de leptospirose na região. “O acúmulo de alimentos que os moradores deixam nos locais onde alimentam seus animais faz com que ocorra a proliferação de roedores, transmissores da leptospirose. O trabalho dos agentes, no repasse dessas informações, poderia mudar o quadro da região”, comentou.

Foto: Divulgação.