Gramado: Lazer, cultura e gastronomia na Serra Gaúcha

Viajando a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Para os casais, as pedidas são os programas românticos como jantar a luz de velas, passeio de pedalinho no Lago Negro ou um tour pelos bosques e cascatas da vizinha Canela. Já quem está com as crianças, os parques temáticos – destaque para a Aldeia do Papai Noel e o Mini Mundo – tomam conta da programação. Independente da idade ou da companhia, não deixe de se lambuzar com os deliciosos chocolates produzidos na região, saborear sem culpa um farto café colonial e torrar a carteira enquanto bate perna em meio às lojas da Avenida Borges de Medeiros e dos cafés da Rua Coberta.A charmosa galeria coberta de vidro e trepadeiras reúne bares, cafés, bistrôs e lojas de roupas. O burburinho rola o dia todo por conta dos chocolates quentes e aumenta à noite, quando a turma chega em busca de caldos e vinhos. A “rua” fica na Avenida Borges de Medeiros.
Delícias das cozinhas italiana e alemã, além de fondues e carnes de caça, fazem da culinária de Gramado uma das mais variadas e saborosas do país. Muitos restaurantes estão espalhados pelas avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros, bastando uma rápida circulada pela área para definir o menu do almoço ou do jantar. Para acompanhar, aposte nos bons vinhos produzidos na região. Não deixe de apreciar o famoso café colonial, que leva à mesa mais de 80 variedades de doces, salgados e bebidas, reunindo receitas de diversos cantos do mundo. Na Rua Coberta há várias opções de café, bar e restaurante.
Duas grandes avenidas concentram o comércio de Gramado: Borges de Medeiros e Hortênsias. Em cada uma, dezenas de lojas modernas e tradicionais oferecem o melhor da região, como chocolates caseiros, malhas quentinhas, móveis, artesanato, estilosas roupas de couro e delícias coloniais assadas no forno a lenha, como bolos, pães e cucas.
Gramado tem neve o ano inteiro! Tudo por conta do parque Snowland, primeiro parque de neve indoor das Américas, inaugurado em outubro de 2013. O espaço recria um vilarejo alpino, com direito a pista de esqui e snowboard indoor. Para quem não sabe se equilibrar,uma escola atenderá a visitantes de todas as idades os esportes. Também entre as atividade no parque, caminhadas na neve, exploração de montanhas nevadas, tobogãs e pista de patinação, além de um ambiente para guerras de bolinhas de neve e para fazer bonecos. Para os fãs da velocidade tem ainda as moto-neves, que andam por elevações, túneis e curvas em um trajeto de 330 metros. As roupas especiais estão incluídas nos pacotes de acesso ao Snowland, que ainda contará com lanchonetes, restaurantes e lojas de chocolates, artigos de couro, roupas infantis e calçados.
Inspirado na Legoland, na Dinamarca, o Mini Mundo reúne réplicas de castelos, casas e ferrovias européias. O espaço oferece ainda parque de diversões infantil, lanchonete e lojinha. Conheça também o Lago Negro: o nome do lago de águas verde-escuras se refere às árvores plantadas a sua volta, trazidas da região da Floresta Negra, na Alemanha. Ao redor, uma pista de cooper sombreada por pinheiros convida à corrida, caminhada ou pedalada. Aproveite o passeio de pedalinho para apreciar as hortênsias e as azaléias que colorem o parque o ano inteiro.

Fotos: Divulgação.