Setores de turismo e de gastronomia do Paraná ganham selo de qualidade como incentivo à competitividade

Para a maioria dos consumidores, qualidade é um dos fatores decisivos para a compra, e, tê-la como um diferencial competitivo, pode ser uma poderosa ferramenta para conquistar mais clientes. Sabendo desse nível de exigência, o Sebrae/PR lança em todo o Estado o Programa Selo de Qualidade no Turismo do Paraná, que visa incentivar as empresas do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico a investirem na gestão e na excelência dos seus serviços.
Aldo Cesar Carvalho, coordenador estadual de Turismo do Sebrae/PR, explica que a melhoria dos processos, e na gestão das empresas do setor turístico em busca da qualidade em seus serviços, estimula a competitividade e traz benefícios para o cliente e para o mercado como um todo. “O Selo de Qualidade no Turismo é um fator de diferenciação para as empresas que investem em excelência, pois agrega valor com a otimização de processos, diversificação e melhoria de serviços, além de aumentarem a sua rentabilidade”, afirma Aldo Carvalho.
A proposta desenvolvida pelo Sebrae/PR consiste em capacitar as pequenas empresas do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico, por meio de diagnósticos, consultorias e orientações específicas, de forma a indicar os melhores caminhos e atitudes para atingir os padrões de qualidade. “Todo o Programa tem como referências ferramentas e entidades como o Sistema Brasileiro de Classificação de Hotéis (SBClass), Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), Programa Alimentos Seguros (PAS), Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Modelo de Excelência em Gestão (MEG), da Fundação Nacional de Qualidade (FNQ)”, destaca.
Após esse ciclo de diagnósticos, consultorias e adequações, com a duração de aproximadamente um ano, o Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar) fará as auditorias necessárias para atestar a conformidade de todos os itens de qualidade dos processos do setor hoteleiro e de gastronomia com interesse turístico. Essas empresas devem atender, no mínimo, 80% dos processos para conquistarem o reconhecimento técnico e o Selo de Qualidade no Turismo.
O Programa é realizado pelo Sebrae/PR em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Hotéis do Paraná (ABIH-PR), a Associação Brasileira de Bares e Restaurantes do Paraná (Abrasel-PR), a Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Paraná (FCVB-PR), com a Paraná Turismo e o Instituto de Pesquisas do Paraná (Tecpar).

Agenda
O lançamento do Selo Qualidade no Turismo do Paraná acontece em seis cidades paranaenses, como Ponta Grossa, Cascavel, Foz do Iguaçu, Londrina, Maringá e Curitiba – regiões já atendidas pelo Programa Paraná MICE do Sebrae/PR, focado no turismo de negócios e eventos – além da cidade de Paranaguá e Ilha do Mel, destinos de turismo cultural e de lazer.
Em Curitiba, o lançamento acontece no dia 14 de maio, às 16 horas, no Schwarzwald – Bar do Alemão, no centro de Curitiba. Na ocasião, acontecerá a apresentação do projeto para as empresas e a palestra “Qualidade como fator de competitividade”, com o credenciado do Sebrae, Oswaldo dos Santos.
As empresas interessadas em participar podem obter mais informações pela Central de Atendimento do Sebrae/PR, pelo telefone 0800 570 0800 ou pelo site www.sebraepr.com.br.