A Guatemala é um dos principais destinos turísticos da América Central. Em vilarejos espalhados por todo o país, entre lagos e vulcões, sobrevivem tradições de três mil anos, como os coloridos mercados públicos, as roupas bordadas a mão e os incríveis artesanatos. O concreto e o zinco acabaram com a harmonia das antigas construções de adobe e palha, mas dentro das casas ainda resiste o aconchego do fogão a lenha, da vida coletiva. Se tiver pouco tempo para visitar a Guatemala, escolha Antigua, a primeira capital do país, cercada por cinco vulcões dois deles ainda ativos. Declarada patrimônio histórico da humanidade pela Unesco, foi fundada em 1540 e é uma das mais antigas e ricas cidades da América espanhola. Igrejas e mosteiros riquíssimos, alguns em ruínas, outros totalmente restaurados, multiplicam-se pelas ruas de pedra bem preservadas.
Em suas proximidades se encontra Kaminaljuyú, um dos locais habitados pelos maias, arruinado por invasores mexicanos no século V. Hoje é um importante sítio arqueológico e várias escavações já revelaram indícios de pirâmides e tumbas. Conheça ainda o Parque Nacional Tikal, no norte do país, onde encontrava-se a maior das cidades da civilização maia. Sobressaem ali seis pirâmides de degraus com templos no topo.
Fundada há mais de 500 anos, Antigua conta sua história por meio de suas ruas de pedra, igrejas e museus coloniais. Das belezas naturais, merece destaque o belo lago cercado por três vulcões Atitlán, localizado em terras altas e com 126 quilômetros de extensão. Para as compras, visite o colorido mercado de Chichicastenango, a 140 quilômetros da capital, repleto de artesanato local, condimentos, incenso e comidas tradicionais.