Turismo movimenta R$ 2,7 bi no feriadão

09_10_2015_portal_destaque_

Neste feriado prolongado, o turismo acrescentou R$ 2,7 bilhões à economia do país, com mais de 2 milhões de viagens nos três dias de folga dos brasileiros, de acordo com projeção feita pelo Ministério do Turismo. Esta é a maior movimentação entre os seis feriados nacionais estendidos no calendário de 2015.
Para fazer o cálculo, o Ministério do Turismo considerou as datas de 21 de abril (Tiradentes, terça-feira), 1º de maio (Dia do Trabalho, sexta-feira), 4 de junho (Corpus Christi, quinta-feira), 7 de setembro (Independência do Brasil, segunda-feira), 12 de outubro (Dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil, segunda-feira) e 2 de novembro (Finados, segunda-feira). Foram excluídos o Carnaval, a Semana Santa, o Natal e o Réveillon, feriados estendidos, porém previstos todos os anos.
Entre os principais motivadores para as viagens neste feriado estavam o Dia da Criança e as romarias em homenagem à Padroeira do Brasil, Nossa Senhora Aparecida.
Outro destaque é o Círio de Nazaré, realizado no segundo domingo do mês de outubro, uma das principais manifestações católicas do país. A devoção à santa, que dá nome ao evento, acontece sempre no dia 11, em Belém (PA). A procissão recebeu 82 mil turistas em 2014, e neste ano, mobilizou mais de 84 mil visitantes, de acordo com a Secretária de Turismo do Pará.
A festa de Aparecida também movimentou o turismo em diversas cidades durante o feriado. A celebração mais famosa que ocorre no Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida no interior de São Paulo, é considerado um dos principais atrativos turísticos do país para os viajantes motivados pela fé. Com capacidade para 35 mil pessoas, uma torre com mirante e um centro de apoio com lojas e restaurantes, a basílica da padroeira do Brasil recebeu no ano passado mais de 12,2 milhões de visitantes.