Festival valoriza pinhão e turismo, neste final de semana

Acontece amanhã e domingo o lançamento oficial do 1º Festival de Lazer e Gastronomia Rotas do Pinhão. O evento será realizado no Mercado Municipal de Curitiba e envolve 15 empreendimentos das áreas de lazer e turismo, localizados na Região de Metropolitana e que fazem parte de uma rede para fortalecer o turismo local. Durante o lançamento, serão divulgados os atrativos dos empreendimentos, haverá degustação gratuita de pratos derivados do pinhão, além de aulas-show com os chefs de cozinha Leandro Coutinho e Pierre Morisot.
O objetivo do Festival é transformar o destino Rotas do Pinhão em uma das principais referências turísticas do Paraná. De acordo com a consultora do Sebrae/PR, Patrícia Albanez, o trabalho de fortalecimento da marca vai começar pela capital paranaense. Ela explica que os curitibanos se interessam pela região, mas nem sempre sabem como chegar aos empreendimentos. “Percebemos que os curitibanos não têm muitas informações sobre a região que denominamos Rotas do Pinhão. Eles até sabem que existem opções de lazer no espaço rural, diversos roteiros, se interessam, mas poucos ainda conhecem de perto”, conta Patrícia Albanez.
O pinhão, que é a semente-símbolo da região, será utilizado como principal ingrediente de uma série de pratos que foram formulados especialmente para o Festival. As pessoas que passarem pelo Mercado Municipal, no final de semana de lançamento, vão poder provar as receitas gratuitamente. O visitante também poderá acompanhar a preparação dos pratos em aulas-show, que serão ministradas de meia em meia hora, no sábado e no domingo.
A diretora do SPA Givita, localizado em São José dos Pinhais, Mayra Perboni, conta que desenvolveu um bolinho light especialmente para o evento.
“A receita leva pinhão e soja e tem baixa caloria. Pode ser servida como aperitivo ou como acompanhamento de pratos principais. A nossa nutricionista e o chef de cozinha do SPA tiveram trabalho para formular, mas o resultado final ficou muito bom”, conta a empresária.
A divulgação ficará por conta do “Homem Pinhão” que será o ‘promotor’ do evento durante o final de semana de lançamento do Festival, que termina apenas em agosto, nos empreendimentos participantes. Durante o lançamento, será feita a distribuição de um cartão fidelidade e os visitantes que marcarem presença em três estabelecimentos integrantes da Rotas do Pinhão, até o final do Festival, concorrerão a prêmios, como almoços e diárias nos spas e hotéis da região. As receitas especiais ficarão disponíveis nos restaurante a preços especiais, até o final de agosto, quando termina o período de consumo, venda e colheita da semente.