Antonina: Boa gastronomia em meio à belezas naturais da Mata Atlântica

Durante todo o mês de junho está sendo realizado o 30º Festival Sabores do Litoral. Uma excelente opção de lazer e gastronomia para os finais de semana. O evento reúne 31 restaurantes de Antonina, Morretes, Matinhos, Guaratuba, Pontal do Paraná, Paranaguá e Ilha do Mel. Cada um deles oferece 20% de desconto em um prato especial do seu menu. O evento é uma forma de estimular o turismo gastronômico na baixa temporada.
Esta é uma boa oportunidade para conhecer a charmosa Antonina. Menos procurada do que Morretes, a cidade também tem seus encantos e garante um fim de semana com boa comida e lindas paisagens.
O trajeto de Curitiba até Antonina leva, em média, 1h30. E se o viajante optar por descer a serra pela Estrada da Graciosa, além de se livrar do pedágio, também encontra belos cenários da Serra do Mar.
Chegando à Antonina, é fácil encontrar a Igreja Matriz e alguns restaurantes, participantes do Festival, no Centro Histórico. A Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar foi tombada pelo Patrimônio Histórico do Paraná em 1999 e é um dos principais cartões postais da cidade.
Ao redor da Praça Cel. Macedo há algumas ruelas que levam a restaurantes. O turista pode almoçar tendo uma bela vista da Baía de Antonina e depois passear pela Praça Feira Mar, localizada ao lado do Mercado Municipal e do antigo trapiche, que inclusive, é um cenário que garante lindas fotografias.
Outro lugar que merece uma visita, numa tarde ensolarada, é a Ponta da Pita. A pequena praia, na baía de Antonina, possui uma formação rochosa que avança dentro do mar, um bom local para banhos, pescarias e piqueniques.
Antonina é uma cidade festiva, famosa pelo carnaval de rua mais animado do estado. Mas também é uma ótima opção para viagens de fim de semana na baixa temporada.