A rainha é a tainha

Começou na última sexta-feira e vai até dia 13 de julho a 4ª Festa Nacional da Tainha, que contempla também 37ª Festa do Pescador, a 29ª Festa da Tainha e a 6ª Feira Regional da Tainha. Quem for a Paranaguá visitar o evento, além de degustar a tradicional tainha assada na hora, vai poder desfrutar de shows, brinquedos temáticos e até baile de fandango. De acordo com a Fundação Municipal de Turismo de Paranaguá, participam do evento 19 comunidades pesqueiras de todo o litoral paranaense.
O preço da iguaria mais comentada da festa é justo. Por R$ 40 é possível degustar uma tainha recheada acompanhada com maionese, farofa e arroz, que serve bem duas pessoas. A cerveja de 600ml, bem gelada, também apresenta preço convidativo, somente seis reais. A tenda onde foi montado o local para a refeição também é bem agradável, está maior que no ano passado, podendo atender cerca de 500 pessoas ao mesmo tempo.
Para quem for curtir o encontro mas não for comer a tainha as opções gastronômicas são muitas na feirinha que acontece simultaneamente com o evento. É só escolher nas barraquinhas entre espetinhos de carne, frango, calabresa, sanduíche de pernil, crepes, doces dos mais variados, entre outros.
Para as famílias que forem conferir o agito, uma boa dica é chegar cedo para conhecer também o Aquário de Paranaguá, localizado na mesma praça que acontece a festa. Para registrar, a curiosidade no evento fica por conta de uma Sex Shop que divide espaço com várias barracas, localizada bem no meio da festa. Local dos mais concorridos!

Tem na Ilha do Mel também
E a partir do dia quatro de julho, até dia 20, a tainha passa a ser celebrada também na Ilha do Mel, com a XX Festa da Tainha, que acontece no Trapiche de Nova Brasília e é organizada pela Associação de Nativos do local. Durante dois finais de semana, a ilha vai apresentar sua especialidade, tainha preparada e servida de diversas maneiras: frita, assada e na folha de bananeira. Durante o evento o entretenimento vai ficar por conta de bingos, eleição da rainha da festa, forró caiçara e apresentação de fandango.