Ações Legais: Eleita nova diretoria da APEP

Eleita nova diretoria da APEP

foto-1
Procuradores Eroulths Cortiano e Carolina Lucena Schussel

A Associação dos Procuradores do Estado do Paraná já tem nova diretoria eleita para a gestão 2016-2018. O procurador Eroulths Cortiano Junior é o presidente, a procuradora Carolina Lucena Schussel a 1ª vice-presidente e o procurador Divanil Mancini o 2º vice-presidente da nova diretoria que toma posse no dia 24 de novembro, em solenidade que será realizada na sede da entidade. A apuração das eleições 2016 foi feita pela Comissão Eleitoral, composta pelos procuradores Izabel Cristina Marques – presidente, Bráulio Cesco Fleury e Maria Joseane Fronczak da Cunha. Contabilizadas as cédulas da capital e interior do Estado, a Chapa União e Trabalho, única do pleito, obteve 160 do total de 165 votos. Um voto foi considerado nulo pela Comissão Eleitoral, devido a problema na assinatura, e quatro votos estavam em branco.

Marcos Bagno em Curitiba

foto-2As obras de Marcos Bagno são leituras obrigatórias para estudantes e professores das áreas de Letras e Comunicação, pois suas análises sobre a Língua Portuguesa, a história e o ensino embasam gerações de profissionais.  O professor, autor, contista, tradutor e linguista participou de um bate-papo com a coordenadora da Licenciatura em Letras, Paula Cristina dos Reis, no Centro Universitário Internacional Uninter. Defensor da sociolinguística, Bagno explica que para ensinar o português brasileiro é preciso entender de onde ele veio, a história do país e as suas etnias. “O meu desejo é transformar o estudo e o ensino da língua em um debate sobre o momento social e, especialmente, sobre a situação sociolinguística do nosso país”, conta.

Rede “Escuta-cidadã”

A secretária-geral Márcia Maluf com a desembargadora Lenice Bodstein, Ouvidora Substituta do TJPR, na abertura do Simpósio
A secretária-geral Márcia Maluf com a desembargadora Lenice Bodstein, Ouvidora Substituta do TJPR, na abertura do Simpósio

A secretária-geral da Caixa de Assistência dos Advogados do Paraná, Márcia Helena Bader Maluf Heisler, representou a Ouvidora-geral da OAB Paraná, Maria Helena Kuss, na abertura do I Simpósio da Ouvidoria do Poder Judiciário do Estado do Paraná, no dia 6 de outubro, no TJPR, quando assinou o Acordo de Cooperação Técnica para a criação da Rede de Ouvidorias “Escuta-Cidadã: Mãos Que Se Unem”, em nome da OAB-PR. A Rede “Escuta-Cidadã” tem como objetivos incentivar o exercício do direito à informação ao cidadão e fortalecer a transparência nas instituições, cumprindo a Lei de Acesso à Informação- LAI.

Questões da atualidade com independência

Advogado e jornalista Clóvis de Barros Filho
Advogado e jornalista Clóvis de Barros Filho

Em comemoração ao Dia do Tecnólogo, o Centro Tecnológico (CT) Positivo recebeu o professor Clóvis de Barros Filho, no dia 25 de outubro, no Grande Auditório do Teatro Positivo, em Curitiba. O advogado, jornalista e escritor é atualmente um dos mais requisitados palestrantes do país. Suas aulas e palestras sobre ética já foram ouvidas por milhões de pessoas, em todos os estados do país. A voz empostada, a postura teatral e a linguagem acessível o ajuda a traduzir a filosofia clássica, levando o público a outro patamar de conhecimento. Com uma capacidade ímpar de ser didático, Barros Filho fala, em Curitiba, sobre o tema de um seus livros mais vendidos, “A vida que vale a pena ser vivida”, que ultrapassou a marca de 200 mil exemplares e, a palestra, mais de 300 mil visualizações no Youtube.