Acontece na Política: Rede corre atrás da legalização

O Tribunal Superior Eleitoral deverá acelerar o processo de legalização do partido Rede Sustentabilidade, comandado pela ex-ministra Marina Silva. A dirigente participou de reunião com a cúpula do TSE para garantir o apoio. O nome de Marina aparece bem colocado nas pesquisas de opinião, desequilibrando a disputa entre Dilma Rousseff (PT) e Aécio Neves (PSDB).

O acerto de Richa
A última pesquisa realizada pela Paraná Pesquisa que indica segundo turno revela uma surpresa: o bom posicionamento de Ratinho Jr caso seu nome seja mencionado na lista de candidatos. Os números demonstram que o governador Beto Richa estava certo ao convidar Ratinho para fazer parte de seu governo. O desafio do governador agora é manter o presidente estadual do PSC na sua base.

Troca de lados
Ao manter Ratinho Jr na base do governo, Beto Richa enfraquece a candidatura da oposicionista Gleisi Hoffmann (PT), que é o nome para disputar o segundo turno com o tucano. Vale dizer que antes de apoiar Richa, Ratinho Jr tradicionalmente permanecia ao lado da petista.

Fuga de tucanos
Com o período pré-eleitoral se aproximando alguns tucanos que demonstram certo desconforto começam a avaliar o futuro político. O senador paranaense Álvaro Dias recebeu convites para filiação no PV ou no PSC. Não é de agora que os atritos entre Álvaro e PSDB acontecem. Outro tucano bastante mencionado é José Serra. Se o PSDB não realizar prévias para decidir o candidato a presidente, ele segue para o PPS de Roberto Freire.

Sem correr riscos
Já a tendência do PMDB paranaense é permanecer ao lado do governador Beto Richa (PSDB). O nome de Requião como candidato ao governo apresenta uma grande rejeição na Paraná Pesquisa. O partido que antes era oposição e agora é situação não deseja sair da zona de conforto.