Os visitantes do 3º Festival de Turismo do Litoral do Paraná puderam conhecer como são feitos alguns dos pratos típicos da região. Na Arena Abrasel, chefs de coisigne prepararam a Cambira, prato à base de tainha defumada originário de Pontal do Paraná; o Marisco Lambe Lambe, com mariscos nativos de Paranaguá; Ostras Ao Gorgonzola e Mel, com produtos naturais do Sítio Sambaqui, de Guaratuba; Siri Paranaíndia, servido com chutney de maracujá; e Brigadeiro de biomassa de banana verde orgânica.
“É fabuloso promover a gastronomia local e prestigiar os chefs da região. Estamos juntos desde a primeira edição do Festival de Turismo do Litoral do Paraná e sempre que formos convidados, se tivermos condições, estaremos juntos”, garantiu o gerente executivo da Abrasel, Bruno Joly.
A cozinha foi montada em um palco ao centro da Arena. Os cozinheiros profissionais tinham à mão os ingredientes e explicaram, com um microfone, o modo de preparo do prato. Em cada aula-show, 40 interessados acompanharam de que forma se desenvolve a culinária da região litorânea.
Cada apresentação teve duração aproximada de uma hora. Todos os pratos foram servidos com a harmonização de bebidas à base de cachaça orgânica paranaense. Elas foram preparadas pelo mâitre Fernando Flores.
Fernando Flores deu um show à parte no encerramento da Arena Abrasel. Dançando e cantado músicas mexicanas, ele vestiu a personagem Hernando e junto com Adalita, interpretada pela sua esposa Beatriz Flores, serviram shots de tequila para os convidados.