Empresas aéreas de vários países passaram a usar o espaço externo de suas aeronaves para divulgar destinos turísticos, homenagear ícones da cultura do país e até personagens infantis. No Brasil, o sentimento nacionalista já foi tema de cinco produções artísticas. Uma delas trazia o bico do avião pintado nas cores do capacete de Ayrton Senna, em homenagem aos 20 anos da morte do piloto brasileiro tricampeão mundial de Fórmula 1. Uma outra, uma pintura verde-amarela feita pelos artistas plásticos Otávio e Gustavo Pandolfo, transportou a seleção brasileira – e serviu os turistas – por ocasião da Copa do Mundo. E uma terceira homenageou os 450 anos do Rio estampando as ondas da famosa calçada da orla de Copacabana.
Celebrar destinos nacionais como o Rio de Janeiro, por exemplo, foi uma forma de reconhecer a importância da cidade com o maior fluxo no turismo de lazer do país, segundo o gerente de comunicação de uma companhia aérea brasileira. A estratégia das companhias é aproveitar o espaço da aeronave para reforçar a imagem da empresa – e gerar engajamento dos usuários, de acordo com o diretor de marketing de outra empresa aérea brasileira. “As pinturas com motivos nacionais geram identificação nos turistas. Para muitos viajantes, se transportar em uma aeronave especial passa a ser uma experiência divertida”, afirmou. “Os passageiros passam a escolher a companhia por ações como essa”, disse o diretor.
A iniciativa de pintar as aeronaves não é nova. Em 1988, um avião norte-americano foi lançado com uma pintura em homenagem à Shamu, a orca que se tornou símbolo do parque aquático americano Sea World. Os personagens da animação infantil Carros e o gênio da lâmpada mágica de Alladin também foram os destaques de duas aeronaves norte-americanas. O avião é o principal meio de transporte dos turistas estrangeiros que viajam para o Brasil. Mais de 4,5 milhões de viajantes estrangeiros usaram o avião para visitar o país no ano passado, de acordo com estudo do Ministério do Turismo.
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