Bar Stuart: história e tradição no Centro

Quando você visitar o Stuart, será atendido pelos simpáticos garçons,
Jorge (o Alemão), Dino ou pelo Joelson

Com 109 anos de história, o Bar Stuart, na Praça Osório, é o segundo bar mais antigo do Brasil. Hoje sob o comando do empresário Nelson Ferri, o bar mantém as tradições que o fizeram famoso: atendimento personalizado, bebidas raras, pratos exóticos e bem elaborados, aliados aos famosos clientes que já passaram pelas cadeiras do Stuart.
Em sua terceira sede ao longo de mais de um século, o bar já recebeu grandes personalidades políticas, como o ex-presidente Lula, os ex-governadores Roberto Requião e Jaime Lerner, o apresentador Ratinho e seu filho, Ratinho Jr, freqüentadores do bar até hoje. Vários artistas da televisão, como a atriz Letícia Sabatella, já passaram pelo estabelecimento em visitas à Curitiba.
Atração principal, os testículos de touro atraem muitos curiosos, que acreditam no poder afrodisíaco do prato. O cardápio do bar oferece ainda outras opções exclusivas, como coelho à passarinho, bucho ao molho (dobradinha), sanduíche de pernil e as famosas empadinhas, que segundo Ferri, é o prato preferido de Lerner. Já a família Massa prefere o tradicional bucho.
Ferri adquiriu o bar em 2008, do atual gerente, Dino Chiumento, que estava a 38 anos comandando o estabelecimento. Dino começou a trabalhar no Stuart com 14 anos, seu primeiro e único emprego. Hoje, com 77 anos, Dino já está aposentado, mas diz não conseguir ficar longe. “Eu cresci aqui, não consigo ficar longe. Vendi porque meus filhos não quiseram continuar a me ajudar e sozinho era muito trabalho”, relembra o gerente.
Na atual localização, o Stuart está há 39 anos. O bar recebeu diversas premiações de melhor bar da cidade, como as recentes dadas pela Revista 4 Rodas este ano e, mais uma vez, pela Revista Veja Comer e Beber Curitiba. Também recebeu por dois anos consecutivos o reconhecimento da Ambev.
Mesmo localizado na área central da cidade, segundo Dino, nunca foi assaltado. A clientela mais velha é o público alvo do bar, que ainda mantém o estilo mais provinciano, com cadeiras antigas de madeira.

A rotina e o futuro do Stuart

O proprietário do Stuart recebe constantemente ofertas para vender ou ampliar o bar. Mas para ele, isso desagradaria os clientes fiéis. A idéia para este ano, é abrir franquias pelo país, a começar por Florianópolis. “Eu planejo abrir um bar Stuart em cada estado”, revela.
Contando com a ajuda de seu filho na administração, Ferri diz que parte da motivação em manter o bar é de fato o lado histórico do estabelecimento. “Hoje, eu sou uma personalidade em Curitiba”, declara o empresário em meio a risos. As tradicionais rifas de carnes ainda acontecem entre os clientes. A última peça sorteada foi um presunto de javali, de Parma, que arrecadou R$1 mil.
Além de Dino, Ferri conta com uma cozinheira e com os garçons Joelson e Jorge, mais conhecido como Alemão. O bar dispõe de internet e de bebidas raras. Há uma garrafa, feita em homenagem ao jubileu da Rainha Victória, que a dose não tem o valor divulgado no cardápio. A cachaça Havana, preferida do ex-presidente Lula e Fidel Castro, também está na cartela de bebidas.

O bar funciona de segunda à sexta-feira das 9h às 23h. Nos sábados, o atendimento é até as 18h e, no domingo, fecha as 15h.

:: Franciele Lima