Caminhando na Costa Esmeralda

Praias de exuberante beleza, fluxo turístico internacional, ótimas opções de lazer, centro de compras, rede hoteleira de qualidade, escalas de navios de cruzeiros, restaurantes para os mais exigentes paladares e um povo gentil e acolhedor. Fazem de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Governador Celso Ramos destino preferido de turistas nacionais e estrangeiros. E razões é que não faltam. Além das belezas da orla marítima, os municípios que formam a Costa Esmeralda estão localizados próximos aos maiores centros socioeconômico do Estado, como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí e Beto Carrero World, ou seja, faça sol ou faça chuva “Costa Esmeralda” é garantia de lazer e diversão para todos os gostos. Todos esses atrativos fazem com que todos os anos milhares de pessoas procuram o local em busca de lazer, diversão e acima de tudo, de um contato especial com a natureza.
Pensando nisso, o Sebrae, sempre atento às potencialidades de cada região, elaborou um projeto arrojado intitulado Costa Esmeralda Trails. Trata-se de uma iniciativa que está sendo viabilizada em parceria com as prefeituras locais e que tem por objetivo incentivar o ecoturismo nas praias da região através da utilização de trilhas para caminhadas e corridas.
É sem dúvida, um dos projetos mais inovadores já realizados na região e que deve alavancar o turismo da Costa Esmeralda durante todo o ano e não apenas na temporada de verão.
Ao todo, 18 trilhas compõem o roteiro da região, sendo que oito delas estão em Bombinhas, cinco em Porto Belo e outras cinco em Itapema. São locais belíssimos que foram cuidadosamente estudados por profissionais capacitados, que mapearam as trilhas, caracterizando e identificando as coordenadas geográficas do percurso e a localização exata dos pontos de sinalização e orientação turística.
“Nossa intenção é oferecer ao turista e também aos moradores o que há de melhor na região da Costa Esmeralda, incentivando a prática esportiva de forma segura e responsável, aliada à natureza. Ao mesmo tempo, fortalecendo o turismo para receber visitantes durante o ano inteiro, ampliando assim, nossa capacidade turística e gerando desenvolvimento a todos”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Sérgio Fernandes Cardoso.
Para quem for conferir as trilhas mapas com as características e localização das trilhas estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista de cada município.
É importante lembrar de levar água, usar tênis confortável, boné ou chapéu, óculos de sol, roupas adequadas para a atividade, protetor solar, repelente e lanche.
Para facilitar a vida dos turistas segue algumas dicas de hospedagem. Em Bombinhas: www.viladofarol.com.br, www.viladocoral.com.br, www.bombinhasblue.com.br, www.georgesvillage.com.br e www.pequenoparaisoazul.com.br . Em Porto Belo: www.refugiodoestaleiro.com.br e em Itapema: www.plazahoteis.com.br.

Trilhas mapeadas
em Bombinhas
Sepultura, com 2.16 km
Macaco, com 2.31 km
Praia de 4 Ilhas, com 1.87 km
Retiro dos Padres, com 2.25 km
Praia da Tainha, com 2.26 km
Costeira de Zimbros, 9.10 km

Trilhas mapeadas
em Porto Belo
Praia do Ribeiro, com 590 m
Ponta do Araça, com 2.96 km
Praia do Estaleiro, com 270 m
Praia Triste, com 5.48 km
Porto Belo, com1.48 km

Trilhas mapeadas
em Itapema
Morro de Zimbros, com 1 km
Zé Machado, com 4.12 km
Pedra do Urubu, com 1.35 km
Praia Grossa e Ponta do Cabeço, com 2.28 km
Moro da D. Elisete, com 3.45 km
Gurita, com 3.96 km
Várzea, com 6.07 km

Foto: Divulgação.