Praias de exuberante beleza, fluxo turístico internacional, ótimas opções de lazer, centro de compras, rede hoteleira de qualidade, escalas de navios de cruzeiros, restaurantes para os mais exigentes paladares e um povo gentil e acolhedor. Fazem de Itapema, Porto Belo, Bombinhas e Governador Celso Ramos destino preferido de turistas nacionais e estrangeiros. E razões é que não faltam. Além das belezas da orla marítima, os municípios que formam a Costa Esmeralda estão localizados próximos aos maiores centros socioeconômico do Estado, como Florianópolis, Joinville, Blumenau, Brusque, Balneário Camboriú, Itajaí e Beto Carrero World, ou seja, faça sol ou faça chuva “Costa Esmeralda” é garantia de lazer e diversão para todos os gostos. Todos esses atrativos fazem com que todos os anos milhares de pessoas procuram o local em busca de lazer, diversão e acima de tudo, de um contato especial com a natureza.
Pensando nisso, o Sebrae, sempre atento às potencialidades de cada região, elaborou um projeto arrojado intitulado Costa Esmeralda Trails. Trata-se de uma iniciativa que está sendo viabilizada em parceria com as prefeituras locais e que tem por objetivo incentivar o ecoturismo nas praias da região através da utilização de trilhas para caminhadas e corridas.
É sem dúvida, um dos projetos mais inovadores já realizados na região e que deve alavancar o turismo da Costa Esmeralda durante todo o ano e não apenas na temporada de verão.
Ao todo, 18 trilhas compõem o roteiro da região, sendo que oito delas estão em Bombinhas, cinco em Porto Belo e outras cinco em Itapema. São locais belíssimos que foram cuidadosamente estudados por profissionais capacitados, que mapearam as trilhas, caracterizando e identificando as coordenadas geográficas do percurso e a localização exata dos pontos de sinalização e orientação turística.
“Nossa intenção é oferecer ao turista e também aos moradores o que há de melhor na região da Costa Esmeralda, incentivando a prática esportiva de forma segura e responsável, aliada à natureza. Ao mesmo tempo, fortalecendo o turismo para receber visitantes durante o ano inteiro, ampliando assim, nossa capacidade turística e gerando desenvolvimento a todos”, afirmou o diretor de Administração e Finanças do SEBRAE/SC, Sérgio Fernandes Cardoso.
Para quem for conferir as trilhas mapas com as características e localização das trilhas estão disponíveis nos Centros de Atendimento ao Turista de cada município.
É importante lembrar de levar água, usar tênis confortável, boné ou chapéu, óculos de sol, roupas adequadas para a atividade, protetor solar, repelente e lanche.
Para facilitar a vida dos turistas segue algumas dicas de hospedagem. Em Bombinhas: www.viladofarol.com.br, www.viladocoral.com.br, www.bombinhasblue.com.br, www.georgesvillage.com.br e www.pequenoparaisoazul.com.br . Em Porto Belo: www.refugiodoestaleiro.com.br e em Itapema: www.plazahoteis.com.br.
Trilhas mapeadas
em Bombinhas
Sepultura, com 2.16 km
Macaco, com 2.31 km
Praia de 4 Ilhas, com 1.87 km
Retiro dos Padres, com 2.25 km
Praia da Tainha, com 2.26 km
Costeira de Zimbros, 9.10 km
Trilhas mapeadas
em Porto Belo
Praia do Ribeiro, com 590 m
Ponta do Araça, com 2.96 km
Praia do Estaleiro, com 270 m
Praia Triste, com 5.48 km
Porto Belo, com1.48 km
Trilhas mapeadas
em Itapema
Morro de Zimbros, com 1 km
Zé Machado, com 4.12 km
Pedra do Urubu, com 1.35 km
Praia Grossa e Ponta do Cabeço, com 2.28 km
Moro da D. Elisete, com 3.45 km
Gurita, com 3.96 km
Várzea, com 6.07 km
Foto: Divulgação.