Entre os dias 4 e 6 de setembro, moradores de Curitiba terão a oportunidade de aprender receitas diferenciadas em um curso ministrado pela fundadora e coordenadora do projeto “Favela Orgânica”, a chef Regina Tchely. A ação terá como um dos apoiadores a Cantina do Délio, que também vê no “Favela Orgânica” uma alternativa para alimentar o mundo sem grandes custos e com o comprometimento de conservar a natureza. “Sua preocupação com o meio ambiente é um exemplo a ser seguido por todos nós. Para vislumbrarmos um mundo melhor, não é preciso muito”, conta o empresário Délio Canabrava.
Tchely ensinará como utilizar partes normalmente descartadas dos alimentos, como cascas e folhas, transformando-as em receitas nutritivas e deliciosas. O que não pode se transformar em alimento, como raízes e pequenos talos, são separados e viram adubo. Regina dissemina conceitos práticos do Slow Food, que prima pela busca por uma alimentação mais sustentável, pelo maior aproveitamento e a implantação de hortas urbanas, mantendo um equilíbrio entre o prato e o planeta.
O projeto “Favela Orgânica” foi criado em 2011 no Morro da Babilônia, zona sul do Rio de Janeiro, pela empregada doméstica Regina Tchelly. Desde então, uma vez na semana a população do morro se reúne na Associação de Moradores para criar e testar receitas feitas a partir de sobras. A ideia é ensinar aos participantes como elaborar alimentos simples, mas saborosos e nutritivos, trabalhando com os vários ciclos dos alimentos. Da reunião semanal surgem bolos de casca de maracujá, de banana, pastas de talo de agrião com requeijão e sanduíches de couve com queijo.