Cenário de uma das mais famosas peças teatrais da história, Copenhague é uma cidade fortemente ligada à cultura. Além de servir de cenário para Hamlet, de William Shakespeare, a capital da Dinamarca é também a cidade natal do escritor de contos de fadas Hans Christian Andersen, que tem sua presença marcante em monumentos no município. Atrações turísticas não faltam. Sejam os diversos palácios reais, bairros curiosos ou parques, há opções para diversos públicos. Veja 10 atrações para uma escala de cruzeiro em Copenhague.
Castelo de Kronborg – Localizado ao norte da cidade, o castelo de Kronborg é um dos edifícios renascentistas mais belos da Europa. Construído entre 1574 e 1585, é o mais famoso castelo da Dinamarca, conhecido mundialmente graças a peça Hamlet, do William Shakespeare, que se passa no local. Todo verão o espetáculo é encenado em palco ao ar livre em Kronborg.
Estátua da Pequena Sereia – Mais famoso ponto turístico de Copenhague, a estátua da Pequena Sereia recebe os visitantes no pierLangelinje há mais de 100 anos. Inaugurada em 1913, a obra feita em bronze e granito foi inspirada pelo conto de fadas do escritor dinamarquês Hans Christian Andersen.
Palácio Christiansborg – O atual palácio de Christiansborg é o último de uma série de prédios construídos no local ao longo de cerca de 800 anos. Sua parte mais famosa é a torre de 106 metros, a mais alta da cidade, construída entre 1907 e 1928. Antigamente usado como lar pela família real dinamarquesa, hoje o local é um importante ponto turístico. Visitantes podem subir de graça na torre, de onde se tem uma vista privilegiada.
Nyhavn – Antigo porto comercial, Nyhavn é hoje um dos lugares mais procurados por moradores de Copenhague e turistas devido aos seus diversos restaurantes, ou apenas para saborear uma cerveja no cais e admirar as belas casas antigas do local. Para quem gosta de literatura, Hans Christian Andersen viveu e escreveu os contos de fadas A Caixa de Fósforos, Pequeno Cláudio e Grande Cláudio, e As Flores da Pequena Ida na casa número 20, além de ter passado períodos de sua vida nos números 67 e 18.
Galeria Nacional da Dinamarca – Maior museu de arte do país, a Galeria Nacional da Dinamarca possui uma grande coleção de obras de artistas nacionais e internacionais dos últimos sete séculos. Além da coleção permanente, o local recebe exibições temporárias que vão desde obras de Picasso até pinturas do músico Bob Dylan.
Tivoli Garden – Inaugurado em 1834, o Tivoli é o segundo mais antigo parque de diversões do mundo. O local tem diversos atrativos para crianças e adultos, entre eles uma montanha-russa de madeira que completa 100 anos em 2014.
Rundetaarn – Construída no século XVII, a Runddetarn é a torre de observação astronômica mais antiga em funcionamento na Europa. Atualmente apenas astrônomos amadores e curiosos a utilizam, mas o passeio é uma oportunidade de observar a antiga parte de Copenhague, após subir a escadaria em espiral e caminhar aproximadamente 209 metros, apesar da torre ter apenas 36 metros.
Jardim de Rosenborg – Jardim real mais antigo da Dinamarca, estabelecido pelo rei Christian IV no início dos anos 1600 junto ao palácio de Rosenborg, o local é hoje um popular destino no centro da cidade. Por ano cerca de 2,5 milhões de pessoas frequentam o espaço, que preserva até hoje suas três entradas originais, além de contar com uma famosa estátua de Hans Christian Andersen.
Christiania – Um passeio diferente em Copenhague pode ser feito em Christiania, cidade autogestionada e independente do governo dinamarquês. A comunidade fundada em 1971 é um dos poucos exemplos no mundo de administração anarquista. Nela as atrações são sua arquitetura criativa, galerias, restaurantes baratos e casas de shows. No entanto, a segurança é um problema em Christiania e é recomendado, entre outras coisas, que se evite tirar fotos no local.
Bakken – Copenhague também é lar do mais antigo parque de diversões do mundo, o Dyrehavsbakken. Conhecido também apenas como Bakken, ele já existe há 431 anos e fica em uma área verde cercada de árvores de cerca de 400 anos. Suas atrações incluem brinquedos tradicionais como montanhas-russas, rodas-gigantes e passeios em carruagens.
Fotos: Divulgação.