Curitiba foi escolhida entre as principais cidades brasileiras para receber a visita do winemaker e enólogo principal da vinícola chilena Santa Ema, André Sanhueza. Ele veio a capital paranaense através de evento promovido pela importadora Vinoteca Brasil para apresentar o Gran Reserva Pinot Noir 2013. Junto também foram degustados outros rótulos: Seleção Terroir Sauvignon Blanc 2013; Amplus Chardonay 2013; Premium Amplus Carignan 2012; Icono Rivalta 2011; Late Harvest 2012. Tudo harmonizado com as entradas e carnes do Saanga Grill, na semana passada.
“A decisão de fazer um novo produto é sinônimo de anos de trabalho para nós, tem que ser um vinho impecável”, salientou Sanhueza logo no começo de suas palavras, para um seleto grupo formado por cerca de 30 jornalistas e proprietários de restaurantes. A partir daí a noite fluiu como só a energia do vinho pode trazer aos que gostam de apreciar a bebida. E apesar do Gran Reserva Pinot Noir 2013 ser a grande atração, por mais uma vez o Rivalta, um rótulo que só é produzido na Santa Ema nas melhores safras, foi um dos destaques da noite. Segundo Sanhueza, “é um vinho de categoria internacional feito com uma Carmenere, que é o que mais impressiona”. A safra servida, de 2012, apresenta corte de 64% de Carmenere, 28% de Cabernet Sauvignon e 8% de Sirah. Misturando o frescor da uva Sirah, com a cremosidade da Carmenere e a estrutura e corpo da Cabernet Sauvignon. Perfeito!
Para o empresário Fernando Jativa, proprietário da importadora Vinoteca Brasil, organizadora da ação, “esses eventos aproximam o produtor daquele que compra para levar à mesa do consumidor final, ele consegue saber com exatidão como aquele vinho foi produzido, para repassar a seu cliente, um diferencial importante, enfatiza Jativa.
Foto: Divulgação