As férias são uma ótima oportunidade para conhecer a riqueza da nossa gastronomia, influenciada por diferentes etnias é uma mistura de sabores e temperos. E uma aula de cultura. Nossa sugestão para um roteiro bem apetitoso começa no caminho a Santa Catarina. Nem bem chegamos à cidade já tivemos uma experiência incrível. No Km 25 da BR 101 fica localizado o restaurante Rudnick. Parada obrigatória para conhecer o marreco recheado.
O marreco recheado surgiu no período da colonização alemã na região de Joinville, Blumenau e Pomerode. Os imigrantes alemães costumavam ter no seu cardápio a galinha recheada, assada no forno. A partir de então, surgiu a ideia de se fazer do mesmo modo o marreco, ave muito abundante na região.
O prato ficou conhecido nacionalmente e se tornou parte do cardápio das festas populares como Oktoberfest, fenarreco e pomeronfest. A carne é bem suculenta e o recheio preparado com carne moída, bacon, alho, cebola e ovo deixam o prato ainda mais saboroso. Além da iguaria o restaurante oferece um farto buffet de saladas e pratos quentes e, para os bons de garfo, o valor por pessoa inclui rodízio de carnes. Ainda bem que estávamos com muita fome.
Outra sugestão, não deixe de provar o purê de abacaxi, simplesmente delicioso! Não resisti e pedi a receita para poder compartilhar com vocês. Preparar o marreco pode não estar ao nosso alcance, mas esse purê! Já está na minha lista de receitas favoritas.
Serviço:
BR 101 – Km 25 – Joinville – Santa Catarina
Telefone: (47) 3431-6090
Purê de abacaxi
Descasque o abacaxi e retire o miolo, coloque no liquidificador com os quatro primeiros ingredientes e barra bem. Depois leve para cozinhar e engrosse com trigo diluído em água, em seguida acrescente o creme de leite. O Tempo de preparo é de 30 minutos. Ingredientes: 1 abacaxi, 60 gr de açúcar baunilha, 40 gr de açúcar refinado, 60 gr de creme de leite pasteurizado e 170 gr de trigo.
Fotos: Divulgação.