Dos tempos da vovó

Todo ano, novidades gastronômicas alegram os amantes da boa comida e lançam novas modas gourmet. Para 2015 a nova tendência é a cozinha afetiva. Mas o que isso significa? Vamos lá! Você com certeza tem algum prato especial, uma receita que te leve a uma viagem ao passado e a boas lembranças. A história marcada por lugares, cheiros e sabores. Esse é o objetivo da gastronomia afetiva, provocar sensações. Receitas tradicionais doces e salgadas voltam a fazer parte do cardápio dos restaurantes fazendo-nos lembrar de pessoas, lugares e momentos importantes. E aí o prazer ao degustar é inenarrável.
A gastronomia chegou a uma sofisticação tão grande que as pessoas estão despertando para as coisas simples. E essa simplicidade é o que encanta! Na prática basta reproduzir fielmente o passo a passo de uma receita tradicional. Vamos aguardar e ver como os chefs vão trabalhar essa tendência nos restaurantes de Curitiba.
E você leitor, qual receita te traz boas lembranças? Compartilhe conosco através do emailcontato@chefesabor.com.br. Diariamente vamos incluir no site www.chefesabor.com.br uma seleção de boas lembranças.
Para dar início a nostalgia decidi compartilhar com vocês uma receita que fez parte da minha infância e que me traz como lembrança o carinho e aconchego da casa da vovó. A Huminta, prato típico boliviano, uma iguaria similar a nossa pamonha, porém com alguns ingredientes à mais como a erva doce. Confira a receita:

Humintas / Rendimento: 8 pessoas
Ingredientes
10 espigas de milho
1 xícara de queijomussarela ralado
1 xícara de queijo mussarela cortado em tiras
2 colheres de sopa de erva doce
6 colheres de sopa de azeite de oliva
2 ovos
2 colheres de sopa de açúcar
1 colher de sopa de canela
1 pitada de sal

Modo de preparo

Descasque as espigas (reserve as palhas). Rale as espigas. Aqueça o azeite de oliva. Em uma tigela agregue ao milho o açúcar, canela, ovos, sal, erva doce e o queijo mussarela ralado e misture bem. Colocar o azeite de oliva aquecido, misture novamente e reserve. Junte as extremidades mais largas de duas palhas de maneira que fiquem sobrepostas, formando um retângulo comprido. Coloque uma colherada da mistura de milho no centro do retângulo. Coloque um pedaço de queijo mussarela e dobre as laterais do triângulo e depois as extremidades para formar um pacotinho. Amarre o pacotinho com uma tira retirada ao longo da folha de milho ou com um barbante. Numa panela grande, coloque bastante água, em quantidade suficiente para mergulhar as pamonhas, leve ao fogo alto e deixe ferver. Coloque as pamonhas na água e cozinhe por cerca de uma hora. Tire do fogo e escorra. Mantenha as pamonhas aquecidas, sobre um escorredor ou uma peneira, no vapor.

Foto: Divulgação.