Comer pão é um hábito diário para a maioria dos brasileiros, principalmente no café da manhã, nos lanches ou à noite, para os que preferem substituir o jantar por uma refeição mais leve ou rápida. O pão é uma fonte de carboidrato, responsável por fornecer energia ao corpo. No Brasil, 56% das vendas da indústria são do produto feito de farinha branca, como o pão francês por exemplo. Em seguida nesta lista dos mais vendidos vêm os para lanche (como bisnaguinha e pão de hambúrguer ou cachorro-quente), com grãos, light e acrescidos de outros ingredientes, como cenoura e iogurte.
E como saber escolher? Porque nada é mais difícil do que entrar em uma panificadora como o Empório Kaminski e se decidir pela melhor opção de pão. Isso vai depender muito da pessoa e o que ela busca. “São muitas as opções e sempre estamos buscando novidades saborosas. Por dia, chegamos a produzir 1 tonelada de pães, um trabalho que começa às 03h da madrugada”, diz a chef e sócia-proprietária Camila Kaminski. Para quem não quer ficar em dúvida na hora da escolha, Camila explica as diferenças entre os principais pães.
Todos os tipos de pães são boas fontes de carboidrato, responsáveis por dar energia ao corpo, contudo, o teor de fibras e calorias varia de um para outro. O pão branco é para quem não precisa e não quer perder peso. Ele é composto de farinha de trigo enriquecida com ferro e ácido fólico, açúcar, sal, gordura vegetal, fermento e conservante. Na produção diária são feitos ainda o pão d’água, italiano rústico, baguete, ciabatta, multigrãos, entre outros.
Já o pão integral contêm uma quantidade maior de vitaminas, minerais e fibras se comparado ao pão comum. Contém carboidratos, mas as fibras contidas na mistura desaceleram a absorção de glicemia – assim, o índice glicêmico dele é mais baixo. Ideal para quem está de dieta ou para consumir antes de um treino na academia.
Vale à pena lembrar ainda que a família Kaminski possui uma das melhores broas alemãs da cidade. Uma tradição familiar que em maio comemorou 85 anos de atividades. “Chegamos aos 85 anos de uma empresa que nosso bisavô construiu com muito trabalho e dedicação. Uma empresa em que a tradição e qualidade nunca foram deixadas de lado”, explica Rodrigo Kaminski, irmão de Camila.
SERVIÇO:
Avenida Sete de Setembro, 6355, Seminário – Curitiba (PR) Horário de atendimento: Das 6h30, com a abertura do café da manhã às 07h e término às 10h30 (Segunda à Sexta). Aos Sábados e Domingos o café inicia às 07h com término às 11h. O almoço é servido das 11h30 às 14h30, de Segunda a Sexta. Aos Sábados e Domingos o almoço inicia às 12h com término às 15h. Às 15h30 inicia-se o café colonial, com término às 21h. Aos Sábados e Domingos o café inicia-se às 16h. A partir das 18h, o café colonial contará com sopas e caldos, que terminarão às 21h. A casa fecha às 22h. Tel: (41) 3342-7371 Estacionamento próprio e gratuito para 30 carros rotativos
Avenida Iguaçu, 2735, Água Verde – Curitiba (PR) Horário de atendimento: Das 6h30 às 20h, de Segunda à Sábado, com o atendimento que o cliente já conhece, e ainda a possibilidade de agendamento de pequenos eventos e café colonial.Tel: (41) 3242-4072 www.emporiokaminski.com.br
Foto: Divulgação.