Estrutura está sendo montada para o desfile das escolas de samba de Curitiba

A Prefeitura de Curitiba está preparando a Avenida Cândido de Abreu para o desfile das escolas de samba, marcado para o sábado (9). As arquibancadas que estão sendo montadas na Cândido de Abreu terão entrada gratuita.Têm capacidade para aproximadamente 2,5 mil pessoas e lugares reservados para portadores de necessidades especiais, gestantes e idosos, além de camarotes para os jurados do desfile. Os cadeirantes terão espaço especial, delimitado na frente das arquibancadas. A montagem das arquibancadas está prevista para terminar na quinta-feira (7), para vistoria do Corpo de Bombeiros, seguindo as normas de segurança.

A Fundação Cultural de Curitiba, responsável pela organização do evento, trabalha em parceria com outras secretarias e órgãos municipais, como Abastecimento, Urbanismo, Saúde, Defesa Social, URBS e Trânsito. Na relação dos itens de atendimento na avenida também consta a instalação de 30 banheiros químicos para o público em geral e mais seis para portadores de deficiência, além de 20 barracas de alimentação, com isolamento de todo o perímetro da festa por meio de grades de proteção. O atendimento médico com três ambulâncias do Samu e uma do Siate, mais o apoio da Polícia Militar e da Guarda Municipal, irão garantir a tranquilidade de um público estimado em 25 mil pessoas somente para o desfile.

“Os foliões curitibanos contarão com organização e segurança para aproveitar a festa mais popular do país”, destaca Marcos Cordiolli, presidente da Fundação Cultural de Curitiba.

Desfile e bailes

A folia começa às 18 horas de sábado (9), com a apresentação dos blocos Afoxé, Derrepent e Rancho das Flores. Na sequência, será feita uma homenagem a Ismael Cordeiro, o Maé da Cuíca, um dos grandes nomes do carnaval da cidade, falecido em dezembro do ano passado. Fundador da primeira escola de samba da capital, a Colorado, em 1945, Maé também foi o autor do primeiro samba-enredo curitibano e de diversos sambas que marcaram a produção paranaense nesse gênero.

As escolas de samba estão programadas para entrar na avenida a partir das 21h30, com a seguinte ordem: Bairro Alto, Os Internautas, Embaixadores da Alegria, Leões da Mocidade, Mocidade Azul e Acadêmicos da Realeza, com desfile previsto para terminar às 4h da madrugada de domingo.

As escolas vencedoras do Carnaval 2013 de Curitiba serão conhecidas no domingo (10), após a apuração dos votos do júri, no encontro que acontece no Memorial de Curitiba, a partir das 15 horas. As notas serão atribuídas por um total de 20 jurados, mais dois suplentes, sendo dois nomes para cada um dos seguintes quesitos: bateria, samba enredo, mestre-sala e porta bandeira, comissão de frente, enredo, fantasia, alegorias e adereços, harmonia, conjunto e baianas.

O carnaval de Curitiba promete a mesma harmonia nos bailes programados para o Ginásio do Bairro Novo (Rua Ourizona, 1.681), com edições na segunda e terça-feira (11 e 12), sob o comando da Banda Lefigarroo. Para a criançada, a diversão vai das 15h às 19 horas, com concurso de fantasias. O horário para os adultos é das 20h à meia-noite, com segurança a cargo da Guarda Municipal e controle do número de pessoas sendo feita por catraca, para não ultrapassar a capacidade do ginásio que é de 1,7 mil lugares. A entrada é franca e não será permitido o consumo de bebidas alcoólicas e cigarro.