Hamilton pode quebrar mais de dez recordes em 2021

reprodução

Lewis Hamilton encerrou o ano de 2020 empilhando recordes na Fórmula 1, incluindo o heptacampeonato mundial e o número absoluto de vitórias, pódios e pole positions. E agora, aos 36 anos e rumo à sua 15ª temporada na categoria em 2021, o piloto da Mercedes quer – e pode – alcançar e quebrar novas marcas, estabelecidas anteriormente por nomes como Michael Schumacher, Ayrton Senna e Sebastian Vettel.

Atualmente, Hamilton detém sete títulos mundiais, 95 vitórias, 165 pódios e 98 pole positions em 266 Grandes Prêmios disputados, mas não para por aí.

Confira, abaixo, os 13 recordes que ainda faltam no currículo do heptacampeão.

1 – Títulos absolutos

Em 2020, Hamilton se sagrou heptacampeão mundial ao conquistar a vitória no GP da Turquia, igualando o número de títulos de Michael Schumacher – maior campeão da história da Fórmula 1 até então. No último ano de vigência do regulamento que estabeleceu a hegemonia de sua equipe, a Mercedes, o britânico é o favorito para faturar o campeonato, que pode consagrá-lo como o maior campeão de todos os tempos.

2 – Títulos consecutivos

Entre 2017 e 2020, Hamilton faturou quatro títulos consecutivamente, encostando nas marcas de Juan Manuel Fangio (1954-1957) e Sebastian Vettel (2010-2013). Se vencer em 2021, a quinta conquista do heptacampeão da Mercedes igualará o feito de Schumacher, que entre 2000 e 2004, levou cinco campeonatos sucessivos com a Ferrari.

3 – Voltas lideradas

O recorde pertence, atualmente, a Michael Schumacher, que liderou 5111 voltas na Fórmula 1. Porém, faltam apenas 13 para que Lewis Hamilton, com 5099, supere o primeiro heptacampeão – só no ano passado, o britânico se manteve na ponta do grid em 613 giros.

4 – Vitórias consecutivas

Hamilton vem batendo na trave desta marca há, pelo menos, 7 anos. Até agora, o piloto a vencer mais provas consecutivamente é Sebastian Vettel, com nove triunfos na temporada de 2013 com a RBR. Em 2020, o heptacampeão parou no número cinco, subindo no lugar mais alto do pódio entre os GPs de Eifel e do Bahrein.

5 – Vitórias consecutivas em um único GP

O atual detentor desta marca é o maior ídolo de Hamilton, Ayrton Senna. O tricampeão brasileiro venceu cinco vezes consecutivas o GP de Mônaco, feito que lhe rendeu o apelido de “Rei de Mônaco”. Coincidência ou não, o britânico da Mercedes também estabeleceu seu domínio em um território real, somando 4 triunfos sucessivos no GP da Espanha entre 2017 e 2020. Na temporada 2021, a etapa que pode sacramentar mais um recorde de Hamilton será realizada em 9 de maio.

6 – Maior número de triunfos em uma única pista

O Circuito de Hungaroring, na Hungria, foi palco de alguns dos melhores momentos da carreira de Lewis Hamilton e também pode marcar outra conquista para o heptacampeão: a de maior número de vitórias em um único grande prêmio. Se vencer a etapa de 2021, em 1º de agosto, o piloto da Mercedes conquistará ali sua nona vitória. Atualmente, ele está empatado com Schumacher, que faturou oito triunfos em Magny-Cours, na França. Além disso, Hamilton ainda pode conquistar neste ano suas oitavas vitórias nos GPs do Canadá e da Inglaterra.

7 – Maior número de vitórias na temporada

Ninguém venceu tantas vezes em um único campeonato como Michael Schumacher e Sebastian Vettel, que conquistaram 13 triunfos, respectivamente, nos anos de 2004 e 2013. Porém, essa é mais uma marca que Hamilton terá a chance de repetir ou quebrar em 2021, com 23 etapas no calendário da F1. No ano passado, o piloto da Mercedes venceu 11 das 17 provas da temporada, número que repetiu em 2019, 2018 e 2014, quando também faturou o título.

8 – Grand chelems

O nome difícil identifica um feito raro de ser alcançado: quando um piloto conquista a pole position, faz a volta mais rápida e vence uma corrida liderando de ponta a ponta. Hamilton, com seis grand chelems no currículo, está a dois do recorde cinquentenário de Jim Clark. No entanto, a tarefa não é tão simples: a última vez que o heptacampeão fez um grand chelem foi no GP de Abu Dhabi de 2019.

9 – Barba, cabelo e bigode

O “hat trick” da Fórmula 1 envolve a pole, a vitória e a volta mais rápida da prova. O detentor da marca é Michael Schumacher, com 22. Porém, Hamilton não está muito atrás; com 18 hat tricks, o britânico precisa de apenas quatro destes – tendo conquistado três só em 2020, no GP da Hungria, no GP da Toscana e no GP de Portugal.

10 – Pódios consecutivos

Hamilton já ultrapassou, em 2020, o recorde de pódios de Michael Schumacher. Agora, o britânico mira a marca do heptacampeão de pódios consecutivos; Schumacher terminou entre os três primeiros em 19 corridas de 2001 a 2002, enquanto Hamilton repetiu o feito em 16 etapas, entre 2014 e 2015.

11 – Pole positions consecutivas

Outra marca que Hamilton pode conquistar em 2021 é a de pole positions consecutivas, cujo detentor atual é Ayrton Senna, que largou na frente em oito corridas sucessivas entre 1988 e 1989 com a McLaren. O britânico da Mercedes, por sua vez, já repetiu o feito em sete ocasiões, na dominante temporada de 2015.

12 – Pole positions em uma única pista

Hamilton divide com Senna a marca de maior número de pole positions conquistadas em um único circuito, com oito: no Autódromo Enzo e Dino Ferrari em Imola para o brasileiro, e no GP da Austrália para o britânico da Mercedes. Em 21 de novembro, data para a qual está marcada a corrida desse ano em solo australiano, o heptacampeão tem a chance de quebrar mais uma marca de seu maior ídolo na categoria.

13 – Mais poles em uma temporada

O recorde pertence, atualmente, a Sebastian Vettel, que faturou 15 pole positions nas 19 etapas da temporada de 2011 com a RBR. A marca pessoal de Hamilton é de 12, conquistadas em 2016; no último ano, o heptacampeão largou na ponta em dez das 17 corridas do campeonato.

Com sites e GE