Hospital Erastinho participa da campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, em Combate ao Retinoblastoma

Ações com especialistas vão orientar pais e responsáveis em vários pontos de Curitiba

O Hospital Erastinho está mais uma vez em ação, na cidade de Curitiba, com a campanha nacional “De Olho nos Olhinhos”, cuja missão é combater o retinoblastoma, um tipo de câncer ocular que acomete principalmente crianças. Integrada às ações do Setembro Dourado, mês de conscientização sobre o câncer infantojuvenil, a campanha também celebra o aniversário de 4 anos do Hospital Erastinho.

No dia 18 de setembro, data em que se comemora o Dia Nacional da Prevenção ao Retinoblastoma, foi iniciada uma série de ações educativas, que passarão por escolas públicas da capital paranaense, nos Supermercados Condor e no Shopping Curitiba, visando informar a população sobre a importância da detecção precoce da doença. “A principal mensagem que queremos passar é que feito o diagnóstico precoce, o tratamento consegue melhores resultados, salvando a vida e em muitos casos, a visão. Ao contrário, quando o diagnóstico é tardio, e a doença já se espalhou para outros órgãos, o tratamento é mais agressivo, a visão é perdida, e há menor chance de conseguir a cura e, em algumas situações, quase nenhuma chance”, explica Mara Albonei Pianovski, médica do Hospital Erastinho.

A campanha
O casal de jornalistas Tiago Leifert e Daiana Garbin criou a Campanha de Olho nos Olhinhos com a missão de conscientizar sobre os sinais e sintomas do Retinoblastoma, após a filha, Lua, ser diagnosticada em estágio avançado da doença aos 11 meses de idade. Tiago e Daiana decidiram falar publicamente sobre o diagnóstico para que outras famílias consigam chegar ao tratamento em fases iniciais, o que aumenta as chances de cura.

O retinoblastoma é o tumor maligno intraocular mais frequentemente encontrado nas crianças. Representa 14% de todos os casos de câncer pediátrico em menores de 2 anos. É uma doença rara, com 200 a 300 casos novos por ano no Brasil. Mais de 90% dos casos são diagnosticados na faixa etária de 0 a 5 anos de idade, e a maioria dos casos é detectada ao redor de 2 anos.

Não existe diferença nas taxas de incidência entre o sexo feminino e o masculino, entre raças ou entre o olho direito e o esquerdo. A doença pode se apresentar em um olho (60% dos casos são unilaterais) ou nos dois olhos (40% dos casos são bilaterais). Quando diagnosticada precocemente, é curável, inclusive com a preservação da visão da criança, mas, se diagnosticada tardiamente, pode provocar cegueira e até levar o paciente à morte.

Diagnóstico
O fundo de olho é o exame de rastreamento indicado para diagnosticar a doença em crianças assintomáticas. Entretanto, muitas vezes a doença é detectada em estágio inicial pelos pais ou diagnosticada pelo médico da criança. Durante a realização do exame físico, os médicos verificam rotineiramente os olhos das crianças. Os pediatras observam como ela olha e se há diferença nos olhos, nos movimentos e na visão.

Qualquer alteração pode ser um sinal de retinoblastoma, ou outra condição clínica. Às vezes, o responsável pela criança pode perceber que o olho não “parece” normal, principalmente após tirar uma foto e “notar” o reflexo pupilar branco (ou olho de gato). É importante que os pais estejam cientes dos possíveis sinais e sintomas do retinoblastoma e que levem a criança ao médico assim que notarem qualquer alteração suspeita o mais rápido possível.

Programação
Dentro da programação da campanha “De Olho nos Olhinhos”, equipes do Hospital Erastinho realizarão palestras e atividades educativas em diversas instituições de ensino. No cronograma, estão contemplados o Colégio Modelo, CMEI Vila Macedo, Escola Esperança e CEI Criando e Brincando, onde profissionais de saúde estarão presentes para discutir o câncer infantojuvenil e esclarecer dúvidas dos pais e familiares. Voluntários do grupo de palhaços Especialistas da Alegria e voluntárias da Rede Feminina de Combate ao Câncer também participam das ações. O foco é promover a prevenção e o conhecimento sobre os sinais e sintomas do retinoblastoma, assegurando que a informação chegue a quem mais precisa.

No dia 21 de setembro, a campanha culminará em uma grande ação no Supermercado Condor, localizado na Rua Nilo Peçanha, 1000, onde uma estrutura será montada para realização de atividades recreativas para as crianças, além de uma estação de informações para pais e educadores sobre o retinoblastoma.
O evento contará com a presença de médicos e enfermeiros, além de voluntários, que auxiliarão na distribuição de materiais informativos e brindes temáticos. O Hospital Erastinho reafirma seu compromisso com a saúde e bem-estar das crianças, destacando a relevância da prevenção e do diagnóstico precoce para um futuro mais saudável.

Serviço:
Ação do Hospital Erastinho na campanha De Olho nos Olhinhos
Escola Esperança
18 de setembro das 17h às 18h
Rua Aquelino Orestes Baglioli, 155 – Prado VELHO

CEI Criando e Brincando
20 de setembro das 17h às 18h
Rua Hildebrando Dulcio, 470 – Bacacheri

Supermercado Condor
Data: 21 de setembro, das 10h às 14h
Endereço: R. Nilo Peçanha, 1000 – São Francisco

Shopping Curitiba
Data: 21 de setembro, das 10h às 22h.
Local: Piso L1, do Shopping Curitiba.
Endereço: Rua Brigadeiro Franco, 2.300, Centro, Curitiba (PR)

Foto: Divulgação