ID Fashion 2016 apresenta um retrato em movimento da moda paranaense

levezadoser_foto-jorge-marianoMovimento! Esse é o tema que norteia o ID Fashion 2016, que acontece nesta quinta-feira, dia 24 de novembro, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. A segunda edição do evento, que é um retrato da moda paranaense com identidade própria, buscou inspiração na leveza, na liberdade e na instabilidade positiva, que gera mudanças e impulsiona a criação.

A mostra é uma realização da Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) e do Sebrae/PR (Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Paraná). Em 2015, reuniu mais de 2,3 mil pessoas. “O ID Fashion é uma verdadeira vitrine para as marcas do Paraná. É um espaço para gerar tendências, além de uma oportunidade rara de estabelecer contato com o consumidor final e especialistas”, ressalta Luciana Bechara, coordenadora do Conselho Setorial da Indústria do Vestuário da Fiep.

Diferentemente de outras iniciativas do gênero, que têm acesso restrito a convidados, profissionais do ramo e formadores de opinião, o ID Fashion é aberto ao público e gratuito. Para participar, os interessados ainda podem se inscrever pelo site http://idfashionpr.com.br/.

O ID Fashion 2016 vai reunir 16 marcas representativas do mercado da moda no estado – selecionadas por uma curadoria formada por especialistas da área e formadores de opinião –, que vão apresentar a essência de seus trabalhos, por meio de duas ações que formam a espinha dorsal do evento: o Catwalk (passarela) e a exposição interativa chamada de Living Lab – Laboratório Vivo da Moda.

No Catwalk, um único desfile apresentará três looks inéditos de cada marca. A sala de desfiles terá um conceito especial e o público vivenciará a experiência de uma maneira diferente dos tradicionais desfiles de moda.

No Living Lab, as marcas irão expor três looks que retratam a inspiração de cada uma delas. Nessa exposição, o público poderá apontar as marcas preferidas.

Outras atividades fazem parte da programação:

 

ID Talk

Um bate-papo interativo com o público, reunindo três personalidades e profissionais da indústria da moda nacional, sobre a temática “Os Novos Movimentos da Moda”.  Assim é o ID Talk, que vai acontecer das 17h às 18h30 na sala de desfiles. Os convidados desta edição são Dario Caldas, especialista em pesquisa e análise de tendências e criador do Observatório de Sinais; Eduardo Dugois, relações públicas e consultor de comunicação das marcas Ellus, Ellus 2ndFloor e Alexandre Herchcovitch; e João Berdu, presidente do Instituto Vale da Seda, principal porta-voz dos sericicultores do Brasil e um dos maiores representantes do país no comércio internacional da seda. A mediação é de Carol Garcia, jornalista, semioticista, acadêmica das áreas de tecnologia, moda e design, coolhunter e consultora com vasta experiência internacional.

 

User Experience – Desafio Passarela Senai

Uma das principais atividades paralelas do ID Fashion, o User Experience proporciona ao espectador a oportunidade de conhecer o mundo por trás da indústria da moda. Este ano ele vai incorporar a décima edição Desafio Passarela Senai, competição promovida entre os futuros designers de moda do Senai-PR.

Dez alunos selecionados entre cerca de 100 estudantes do curso de Tecnologia em Design de Moda do Senai tiveram 48 horas para criar figurinos para dez bailarinos do grupo de dança Pyramid, e os looks serão apresentados na passarela, no encerramento da programação do ID Fashion. Oito jurados especialistas em moda, selecionados pela organização, vão escolher o melhor trabalho, cujo autor será premiado com um ateliê de costura completo, no valor de R$ 9 mil.

 

Boomerang

Concebida pelo Coletivo Móvel – associação que reúne oito estúdios de design mobiliário de Curitiba –, Boomerang é uma projeção interativa do espírito do grupo, na qual cada pessoa é representada por uma peça que se encaixa onde cada um achar melhor, “formando algo maior, extraordinário e único”. O Coletivo Móvel surgiu com o objetivo de unir forças, explorando a colaboração, a troca de experiências e referências, para valorizar o design curitibano e a sua liberdade autoral.

 

Trend Garden Haco

Maior fornecedora de identificação de moda da América Latina, a Haco vai apresentar no ID Fashion a exposição interativa Trend Garden. Será assim: o visitante tira duas fotos em frente ao backdrop da marca – uma com uma câmera instantânea Polaroid e outra com o celular. A foto da Polaroid é afixada no painel, e a do celular deve ser postada no Instagram com a hashtag #universoHaco, marcando @haco_oficial e @idfashionpr. Em troca, a pessoa ganha um patch (espécie de adesivo, com figuras descoladas), que pode ser aplicado termicamente na hora em uma peça de roupa.

 

Gastronomia

A maratona de desfiles e toda a movimentação do ID Fashion 2016 pode dar fome. Na estrutura montada no vão livre do Museu Oscar Niemeyer, haverá um espaço gastronômico com dois fornecedores: Altman Gastronomia e Chá com Alice.

A Altman vai servir o Roast Ciabatta (com rosbife, cream cheese temperado, picles, rúcula, tomate e maionese); Dijon Thai Cumbuca (com frango ao curry, arros, cheiro verde e castanhas de caju); e Vegan Thai Cumbuca (com vegetais grelhados ao curry, arroz, cheiro verde e castanhas de caju).

A Chá com Alice, por sua vez, vai oferecer doces: Moelleux au Chocolat (bolo caseiro francês feito com farinha de amêndoas, cacau e chocolate meio amargo, coberto com ganache); trufas de chocolate; palha italiana de brigadeiro e de limão siciliano; e madeleines de baunilha e lavanda.

A indústria da moda no Paraná

A indústria têxtil e do vestuário é um setor muito importante na economia do Paraná. Formado predominantemente por indústrias de micro e pequeno porte, é o segundo segmento industrial que mais emprega no estado, com aproximadamente 84 mil trabalhadores. São mais de 5,2 mil empresas no setor de vestuário e mais de 800 no têxtil.

 

Serviço:

ID Fashion 2016 

Quando: 24 de novembro de 2016. Abertura às 16h

Onde: Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba