Mau uso da higiene das lentes de contato afeta a saúde dos olhos

O mau uso das lentes de contato podem trazer alguns riscos que vão desde um leve desconforto até um quadro de cegueira. E neste cenário podemos ter infecções da conjuntiva, das córneas e até nas pálpebras. O doutor Renato Tolazzi, médico oftalmologista do Instituto Médico Oftalmológico Foz do Iguaçu, aponta que o principal problema com as lentes de contato incluí não apenas o mau uso, mas também a falta de higiene adequada para as mesmas.
A falta de cuidados higiênicos pode causar, por exemplo, a ceratite microbiana. Esta grave infecção pode até resultar em perda da visão. Os cuidados são simples, um oftalmologista indica perfeitamente como proceder com a limpeza das lentes” explica Dr. Tolazzi, que ainda alerta que é preciso atenção redobrada com todo o material que estiver contato com os olhos.
Lavar as lentes com água corrente, seja durante o banho ou na torneira de uma pia, é outro erro bem comum e que pode ser catastrófico de acordo com Dr. Renato Tolazzi. “O problema é que desta maneira a higienização não acontece de forma adequada. As lentes ficam expostas diretamente aos micro-organismos típicos dos ambientes quentes e úmidos. A consequência pode ser uma infecção ocular” aponta Dr. Renato.
Dr. Renato Tolazzi explica que o uso muito prolongado das lentes de contato, aliado com o já citado descuido da higiene, pode ser algo danoso. “As bactérias se aproveitam deste descuido. É comum esquecer de tirar as lentes durante um período mais prolongado, como as férias ou mesmo dormir com elas, e estes hábitos não são saudáveis”.
Uma recomendação do Dr. Tolazzi é não usar as lentes, caso haja um período prolongado em que não haja uma higienização adequada, justamente para evitar falhas na limpeza ou o uso contínuo que podem causar estes danos. “Deixar todo o material para a higienização, incluindo a solução de limpeza ou mesmo o soro fisiológico, sob o sol, pode ser pior ainda. Esquecer de trocar a solução de tempos em tempos, de acordo com a recomendação do oftalmologista, também precisa ser evitado. Nas férias, por exemplo, é comum o paciente relaxar e deixar estes cuidados de lado” justifica Dr. Tolazzi.
Dr. Renato Tolazzi explica que dormir sem limpar e higienizar os olhos é um erro corriqueiro, e que pode ser prejudicial. “Quando dormimos, o nível de lubrificação dos nossos olhos diminui e as lentes podem ressecar em contato com o globo ocular. Dependendo de cada caso, é possível aparecer um quadro infeccioso” alerta Dr. Renato.
Os sinais de que algo pode estar errado são olhos muito vermelhos ou com inchaços; dores e coceira; qualquer tipo de ardência; visão borrada (ou como se estivesse em uma neblina) e incômodo com a presença de luzes.