Mistura do erudito com a música popular em concerto gratuito

image001Uma mistura de elementos das músicas argentina, paraguaia e brasileira é o que promete o espetáculo Grandes Intérpretes, nova turnê da Orquestra de Câmara de Blumenau. Há mais de 30 anos, eles fazem apresentações pelo Brasil com músicos, como o acordeonista Renato Borghetti, proporcionando uma mistura de sonoridades do erudito com o popular que agrada o público pelos lugares por onde passam.

Neste ano, os concertos passaram pelas cidades de Santa Catarina no mês de outubro com o acordeonista gaúcho Oscar dos Reis. Aqui em Curitiba, onde a turnê será encerrada no dia 30 de novembro, o convidado será o violonista Yamandu Costa, conhecido por não se enquadrar em uma única corrente musical, misturando estilos desde o choro até milongas e chamamés gaúchos. A apresentação será gratuita, a partir das 20h30, no Canal da Música. Os ingressos serão distribuídos por ordem de chegada.

A regência será de Daniel Bortolosy. A direção artística do espetáculo é assinada pelo músico italiano Daniele Girardello. Para ele, Yamandu Costa é uma mistura de todos os estilos, criando interpretações de muita personalidade.

No espetáculo, o violonista gaúcho apresentará uma composição própria: “Concerto Fronteira”. Yamandu explica que essa música é super original, muito difícil de encontrar um repertório e com elementos da Argentina, prestando uma homenagem à cultura de fronteira. Também estarão no repertório as obras “Brejeiro”, de Ernesto Nazareth com arranjo de Daniel Wolff, e a “La vida breve”, de Manuel de Falla.

Para quem não conhece o trabalho de Yamandu Costa, ele já lançou 23 álbuns, participou de diversos festivais em todo o mundo, ganhou o Prêmio Internacional Cubadisco pelo CD Mafuá, em Cuba, e teve uma Menção do Prêmio ALBA pelo CD Lida, além de ser indicado para o Grammy Latino no ano de 2010.

Já a Orquestra de Câmara de Blumenau existe há 35 anos e realizou diversas turnês pelo Brasil e exterior, tocando ao lado de grandes nomes da música mundial, entre eles, Jean Pierre Rampal, Maurice André, Ingrid Haebler, Arthur Moreira Lima, Paulo Bosísio, Helena Jank, Antônio Meneses, Domenico Nordio e Renato Borghetti.

Na última década, a Orquestra entrou numa nova fase com a direção artística do violinista italiano Daniele Girardello, adaptando-se à nova dinâmica do fomento à cultura. Com inúmeros concertos e turnês nacionais, sempre convida para seus espetáculos músicos de peso, como os solistas e maestros Luiz Henrique Beduschi, Álvaro Siviero, Derico Sciotti, Michael Debost, Rita Costanzi, João Carlos Martins e Renato Borghetti.

Serviço:

O concerto Grandes Intérpretes ocorre no dia 30 de novembro, no Canal da Música, às 20h30, no endereço Rua Júlio Perneta, 695 – Mercês. A entrada é franca e os ingressos serão distribuídos de acordo com a ordem de chegada.