Santa Catarina inaugurou nesta quarta-feira (15) um novo cartão postal: a ponte Anita Garibaldi, na cidade de Laguna – a primeira estaiada em curva do Brasil. A cerimônia teve a presença da presidenta Dilma Roussef. A obra integra uma das principais vias de acesso dos visitantes e deve incrementar o fluxo turístico na região em cerca de 10%, de acordo a Santa Catarina Turismo, que cuida da promoção dos destinos do estado. A expectativa é que a ponte facilite o trânsito de pessoas na BR-101, que era o principal obstáculo de acesso aos atrativos do sul do estado.
Laguna tem atrativos históricos como a casa de Anita Garibaldi e o Marco de Tordesilhas, que delimita a antiga fronteira entre as terras que pertenciam a Portugal e à Espanha. A cidade litorânea também é referência no turismo de sol e praia. “Certamente todo o sul de Santa Catarina será beneficiado pela obra. É uma região essencialmente turística”, diz o presidente da Santa Catarina Turismo, Valdir Walendowsky.
O secretário de Turismo, Cultura e Esporte de Santa Catarina, Filipe Mello, afirma que a Ponte de Laguna ajudará a aumentar o fluxo de turistas do próprio estado e de países da América Latina.
“As cidades da região também serão beneficiadas com o novo acesso. Laguna, por ser uma cidade histórica com belas praias; já Praia Grande, pelos seus canyons; além de Urussanga, pela vocação para o enoturismo”, afirmou.
O Ministério do Turismo celebrou 14 contratos de repasse de recursos ao município de Laguna para obras de infraestrutura turística, que totalizam R$ 6,5 milhões. Entre essas obras, está a reurbanização da orla do Farol de Santa Marta, um dos pontos mais famosos da cidade.
Foto: Divulgação.