Óculos de sol geométricos viram febre entre as famosas; aprenda a usar

Repercutidos em diferentes momentos no Instagram de blogueiras e celebridades, os novos acessórios queridinhos da moda são dois modelos de óculos de sol geométricos, com design futurista, inventados por grifes famosas, e que caíram nas graças do grande público depois que suas versões de valor mais acessível começaram a circular nas ruas. Os originais mesmo são para poucas, já que podem chegar a custar até R$ 2 mil, dependendo da armação e das lentes.
Depois dos óculos com lentes redondas e de coração, os modelos com formato hexagonal, lançados no auge do movimento artístico Op Art, voltaram dos anos 1960 para ficar. “São acessórios vintage, desenhados para cobrir uma área maior ao redor dos olhos e até as sobrancelhas, e que estão aparecendo com frequência em coleções oversized, de acessórios supergrandes”, explica a designer de moda Drica Brandão.
Chloé, Calvin Klein Collection e Salvatore Ferragamo são algumas das marcas que apostaram nesses modelos para reforçar a tendência “boho-chic”. As peças já complementaram com descontração e originalidade as produções de famosas, como Rihanna, Lady Gaga, Alexa Chung e Iggy Azalea entre outras.
Cada formato de rosto pede uma armação específica. São quatro os tipos principais: quadrado, redondo, oval e triangular. Segundo a consultora de imagem pessoal Ana Vaz, “quem tem a face mais angulosa e quadrada pode apostar tanto no modelo hexagonal como no da Dior para reafirmar os traços, pois são marcantes”.
Quem tem rosto redondo ou de contornos muito suaves, para não passar despercebido com o do tipo hexagonal, deve investir em armações mais grossas e pesadas. “Já com os óculos Dior, o cuidado é para que a curvatura caída dos aros em relação às laterais do rosto não entristeça a expressão de mulheres com bochechas flácidas ou lábios pendentes para baixo”, orienta Ana Vaz.
O rosto oval, que tem as linhas do queixo bem evidentes, é um dos mais fáceis de combinar e tem facilidade de adaptação a vários formatos de armação: aqui também cabem os dois tipos. Por último, no caso dos rostos triangulares, com queixo estreito e pontudo, ambos os modelos servem para preencher o espaço e equilibrar as proporções.
Quem tem rosto pequeno pode usar óculos maiores. Já quem tem a face grande deve optar por modelos menores e mais delicados, de tamanho compatível.
As últimas coleções lançaram modelos que, na maioria, combinam acetato e metal. “Quando os óculos têm metal, as mulheres devem considerar também se a cor combina com a dos acessórios”, explica a designer de moda Drica Brandão. Aposte em brincos pequenos quando os detalhes das hastes chamarem muito a atenção.
Algumas cores coordenam melhor com diferentes biótipos, padrões de personalidade e tipos de ocasião. Para os extrovertidos, modelos coloridos; para os introvertidos a indicação são as cores leves.

Foto: Divulgação.