A Paleteria, picolés mexicanos artesanais, a pioneira no Brasil, recebeu recentemente a notícia de que estará presente na edição histórica, de 50 anos, do Guia Quatro Rodas, publicado pela Editora Abril. O Guia é uma das publicações mais reconhecidas e respeitadas no quesito indicação de atrações voltadas, principalmente aos turistas. A Paleteria foi inaugurada em 2011, EM Curitiba, pelos empresários Miguel Mendoza e Elysa Barranco. Desde o princípio, os empreendedores primaram pela qualidade de seus produtos, mantendo a fidelidade da receita mexicana.
Atualmente com seis lojas, quatro na capital paranaense, e duas no litoral, a mais nova, na praia de Guaratuba, que será inaugurada ainda em 2015, a Paleteria conta com mais de 50 sabores à disposição dos clientes, divididas em paletas de frutas naturais, cremosas, recheadas e alcoólicas. Todas as receitas são produzidas de maneira artesanal, sem adição de qualquer tipo de conservante ou corante, conforme indica Elysa. “É nosso compromisso levar às pessoas um produto de qualidade, que proporcione uma verdadeira experiência mexicana no palito. A nossa intenção, desde que idealizamos a Paleteria, além de vender uma paleta de qualidade, era trazer, incialmente, a Curitiba um pedaço do México. Tudo na Paleteria remete ao país, nossa decoração, nossas músicas e tudo mais. Meu marido e sócio (Miguel Mendoza) é mexicano e paletero, não podemos trair as raízes da nossa família”, destaca.
Paixão à primeira vista – A empresária se apaixonou pela iguaria mexicana assim que experimentou a primeira paleta, enquanto morou no México. Ela costumava degustar cerca de seis a sete paletas diariamente. Como para ela, a experiência havia sido incrível, Elysa teve a ideia de compartilhar todo esse encantamento com os conterrâneos de Curitiba (PR). “No início as pessoas achavam que eu era louca, pois traria uma sorveteria mexicana para a capital mais fria do Brasil. Mas eu estava convicta e trouxe confiante!”, explica a empresária.
Início – O caminho percorrido desde a ideia, até a inauguração foi longo. Somente a receita demorou um ano para estar no ponto e passar no teste de paladar dos paleteros mais críticos, a Elysa Barranco e o Miguel Mendoza. O casal, trouxe os melhores paleteros do México e a eles deram a missão de chegar a uma receita perfeita, artesanal e natural, com ingredientes disponíveis no Brasil. Após muitos testes, de erros e acertos, nasceu a Paleteria. Depois desse primeiro passo, a loja matriz da Paleteria, localizada na Avenida Silva jardim, em Curitiba (PR), foi adaptada aos modelos genuinamente mexicanos e estava pronta para ser apresentada ao público. Entre os sabores, é possível conferir os tipicamente mexicanos, como Doce de Leite com Doce de Leite e outros adaptados ao paladar do brasileiro, como Paçoca e Morango com Leite Moça, ambos criados pelos empresários e, hoje, copiados pelas maiorias das paleterias do Brasil.
“É gratificante receber uma notícia como essa. A Paleteria foi criada com muito amor, honestidade e qualidade no conceito, no produto e no serviço oferecido. Essa indicação vem coroar o nosso trabalho. Acreditamos na nossa marca e nas nossas paletas”, enfatiza Elysa.
Guia Quatro rodas – Repórteres e editores da publicação circulam por estabelecimentos com potencial turístico, hotéis e restaurantes a fim de reconhecer a qualidade exigida há 50 anos pela publicação. Esses profissionais não se identificam tampouco aceitam convites e cortesias, com a intenção de garantir a imparcialidade da indicação. O Guia Quatro Rodas é a publicação de maior reconhecimento do setor de turismo. A edição histórica, recém lançada, indicada 10.500 endereços entre hotéis, restaurantes e atrações. A publicação comemorativa apresenta, ainda, um novo projeto gráfico.
Sobre a Paleteria – Os empresários Elysa Barranco e Miguel Mendoza inauguraram a Paleteria em 2011 e assumiram a responsabilidade de serem os pioneiros, no Brasil, na arte de fazer sorvetes mexicanos, tal como é produzido no país de origem. A primeira loja da rede foi inaugurada na Avenida Silva Jardim, 608, no Centro de Curitiba e, hoje, a Paleteria, conta com mais cinco unidades, sendo uma delas em Morretes, no litoral paranaense. A qualidade é a principal referência da marca, que utiliza na produção das paletas apenas frutas frescas, que são adquiridas diariamente, e demais produtos de alta qualidade, como o leite moça, que, inclusive, conferiu à Paleteria um selo exclusivo de qualidade. São mais de 50 sabores, à base de frutas, cremosas ou recheadas. Mais informações: www.paleteria.com.br
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