Gramado já faz parte do roteiro de turismo o ano todo, seja no inverno com os românticos fondues, ou no verão, com a magia do Natal de Luz. Canela, por estar a apenas 5Km de distância, acaba entrando no pacote turístico e surpreende com seus encantos.
Canela
Para chegar à Canela passa-se primeiro por Gramado. E para quem chega de ônibus, a rodoviária está localizada no centro da cidade. Basta atravessar poucas ruas para se deparar com a avenida principal, de onde se pode avistar a famosa ‘Catedral de Pedra’. Ela pode ser vista de longe, imponente ao final da avenida, na Praça da Matriz. Toda coberta de basalto, inclusive o chão, levou quase 30 anos para ser construída.
Logo do outro lado da Rua Borges de Medeiros é impossível não ver a loja de chocolates Caracol. No inverno, as cadeiras ao ar livre se tornam acolchoadas e ainda são disponibilizados cobertores quentinhos para quem quiser fazer o lanche na área externa.
Descendo a avenida principal o turista encontra uma pracinha digna de cenário de novela de época. A Praça João Correa é um dos palcos recheados de atrações na temporada de inverno de Canela. Logo depois da pracinha, outro ponto preferido de parada para os turistas é porta-retratos gigante, de 4 metros de altura, que durante o inverno produz neve artificial a cada meia hora, garantindo uma linda foto de recordação.
Gramado
Apesar de pequena, Gramado é uma cidade para se curtir com tempo, apreciando cada detalhe, pois os pontos turísticos e as opções do que se fazer são inúmeras.
Apesar do nome, a Aldeia do Papai Noel é o único parque natalino do Brasil aberto o ano todo para visitação. Ali estão: a casa do Papai Noel, toda decorada com motivos natalinos; a fábrica de brinquedos, onde os ajudantes confeccionam brinquedos o ano inteiro; a praça da neve, com direito a neve artificial e bonecos; e diversas outras atrações.
Ligando Gramado a Canela, está a Avenida das Hortênsias, que dá acesso a alguns dos principais parques, como o Mundo a Vapor, um mini museu sobre máquina a vapor que atrai a atenção por sua fachada que recria um acidente de trem ocorrido na França, no ano de 1895. No episódio, uma locomotiva descontrolada acabou atravessando a estação de trem e ficou pendurada pela parte de trás.
E, ainda na Avenida das Hortênsias, estão as tão procuradas fábricas de chocolate, sem dúvida um dos motivos que atrai muitos turistas à Gramado. Marcas famosas de chocolates abrem suas portas para os visitantes acompanharem de perto a fabricação das guloseimas.
Já no centro, a Avenida Borges de Medeiros é o ponto principal da cidade. Grande parte das lojas, restaurantes e hotéis estão ali. E é ali também que está o famoso Palácio dos Festivais, palco do famoso Festival de Cinema de Gramado.
Um pouco mais afastado do centro está o famoso Parque do Lago Negro. Recomenda-se ir de carro, pois ele é um tanto escondido; O parque tem esse nome porque todas as árvores ali plantadas foram trazidas da Floresta Negra na Alemanha. Mas são as hortênsias que roubam a cena nas fotos. Se a viagem for romântica, o passeio de pedalinho é indispensável.
Além dos chocolates, cafés coloniais e churrascarias, ir a Gramado e não comer fondue é quase um pecado. A maioria dos restaurantes que servem o prato funciona com o chamado “rodízio”, em que é servido três tipos de fondue: queijo, carne e chocolate, nesta ordem.