Território ultramarino da França, a Polinésia Francesa representa as férias dos sonhos para muita gente: localizada no meio do Pacífico Sul, distante de tudo e com uma população que ainda preserva sua cultura exótica, o arquipélago abriga algumas das mais lindas praias do mundo, banhadas por águas cristalinas e cercada por altíssimas montanhas.
A Polinésia Francesa é formada por 118 ilhas e atóis, espalhadas por uma área com nada menos que 4 milhões de quilômetros quadrados e divididas em cinco grupos de arquipélagos: ilhas da Sociedade, Austrais, Marquesas, Mangarevas e Tuamotus.
Seu ponto de entrada é a capital Papeete, localizada na famosa ilha do Taiti, que, apesar de não exibir uma orla cativante, possui uma vida noturna agitada, ótimos restaurantes e lindos edifícios coloniais. Para conhecer as melhores praias da região, porém, não é preciso muito trabalho: perto do Taiti está a deslumbrante ilha de Moorea e, mais afastadas, mas acessíveis a partir de viagens aéreas, destacam-se Bora Bora, Huahine e Raiatea.
O arquipélago, por sua distância do resto do mundo, não é barato, mas, para quem está disposto a gastar, as opções de luxo são de extrema qualidade. Hotéis de grandes marcas podem ser encontrados por toda a Polinésia, oferecendo bangalôs sobre o mar e diversos passeios fascinantes, como tours de barco e até de submarino pelas águas locais.
E, apesar da colonização francesa, a cultura polinésia ainda se faz presente neste território: por todos os lados é possível ver homens tatuados tocando o instrumento de cordas ukulele e, periodicamente, as ilhas sediam festas nas quais as mulheres realizam as tradicionais danças do Pacífico Sul.
Na hora de escolher seu lugar preferido no mundo, Xuxa logo se lembrou de uma viagem feita quatro anos atrás para a Polinésia Francesa. “Bora Bora, sem dúvidas, é o lugar mais lindo que já fui”, conta a apresentadora. Apesar de a ilha ser um dos destinos mais cobiçados por casais em lua de mel, Xuxa esteve por lá solteira, acompanhada pela filha, Sasha.
Para a apresentadora, a beleza absurda da ilha faz com que qualquer tipo de viajante se apaixone e aproveite o lugar – não apenas quem está em clima de romance. “Fomos no aniversário de 12 anos da Sasha e aconteceram coisas incríveis! Uma menina da idade dela, por exemplo, veio em nossa direção dançando hula hula. Eles fazem coisas super legais para surpreender os turistas”, exalta.
O destino é uma das ilhas da Polinésia Francesa, região composta por vários arquipélagos de origem vulcânica. A maior ilha é o Taiti, mas Bora Bora também está no imaginário de muitos turistas brasileiros. Foi nos resorts de lá que surgiram os primeiros bangalôs construídos em estacas sobre as águas – hospedagem que virou sinônimo de luxo e conforto.
A eterna rainha dos baixinhos visitou a ilha há quatro anos e, entre as coisas mais marcantes da viagem, ela destaca os tons impressionantes de azul da água do mar. “É um lugar para você fazer o que não dá tempo: ver o pôr do sol, comer peixe fresco”, aconselha.
Por lá, Xuxa conseguiu abstrair a fama. Foram apenas dez dias no paraíso sem ter do que reclamar. “Tem gente que acha chato, que acha tempo demais. Eu achei maravilhoso!”, finalizou.
Foto: Divulgação.