Por que se hospedar em um Hostel?

Quando você ouve falar em albergue, que imagem vem à sua cabeça? Uma hospedagem para andarilhos, mendigos e pessoas que vivem nas ruas, ou um hotel com valores mais acessíveis destinados a viajantes? No Brasil o termo albergue ainda confunde, mas a palavra ‘hostel’ está cada vez mais incorporada no dicionário de quem viaja.
Hotéis onde a hospedagem é compartilhada e as diárias são cobradas de acordo com a quantidade de camas no quarto. Essa é uma das principais diferenças entre hotéis e hostels: a privacidade. É por isso que na hora de escolher entre um ou outro, a finalidade da viagem também conta muito. Quem é acostumado a viajar no estilo mochileiro – levando apenas o essencial, numa mochila – sempre responde que uma das principais razões para se hospedar em um albergue, depois do preço, é fazer amizades.
Além disso, em algumas cidades e países, esse tipo de hospedagem também propicia experiências únicas. Em Estocolmo, na Suécia, é possível se hospedar dentro de um avião. O Jumbo Hostel, localizado em terra firme, no aeroporto de Arlanda, possui quartos, banheiros, restaurantes e outros espaços de convivência dentro de um verdadeiro Boeing 747-200 abandonado desde 2002, quando a companhia aérea Transjet abriu falência. E no Brasil, quem diria, é possível se hospedar num castelo medieval. O Lua Cheia Hostel, localizado em Natal, foi criado por um apaixonado pela época medieval e acabou por se tornar uma atração turística. Atrai não apenas hospedes, mas também quem busca diversão, pois em seu subsolo está localizada uma verdadeira Taverna, que é o “point” da cidade.
Nos albergues brasileiros a diária varia entre R$ 20 e R$ 50. Na Argentina e países da América do Sul os preços são mais acessíveis, começam a partir de U$ 9.
Nos Estados Unidos é possível encontrar hostel com diária a partir de U$ 20, em Nova Iorque. Já na Europa, em Roma, por exemplo, que é uma cidade turística, é possível encontrar hostel com diária a partir de U$ 18. Vale lembrar que também existem quartos de casal ou individual em um albergue. Os sites de busca, como o Hostels.com, ajudam a encontrar a melhor opção de hospedagem. E é bom lembrar que ao se hospedar em um hostel, é preciso ter a mente aberta para vivenciar novas experiências, que boas ou não, certamente irão render muita história para contar.