Reeducação Postural Global (R.P.G.)

Atividade Física, saúde e qualidade de vida

Prof. Adel L. Youssef

Um dos problemas da sociedade moderna, muito em função do estilo de vida adotado, está relacionado com aspectos posturais, em função do corpo sofrer e reagir a estímulos, físicos, psicológicos e sociais, fortalecidos por farta disponibilidade tecnológica, a qual, na tentativa de facilitar, gera malefícios.

O corpo humano segue uma evolução natural, iniciado com a passagem da posição quadrúpede para a bípede, promovendo um processo progressivo de alterações anátomo-fisiológicas. Este processo na contemporaneidade sofre influências negativas e o equilíbrio atingido fica prejudicado.

Muitos destes problemas têm origem na infância, em função de traumas (musculoesquelético, p.v.c.), aspectos emocionais (ansiedade, frustração), sociais (gamificação) e de natureza hereditária.

A má postura não oferece consequências somente sobre a função estética, se relaciona também e principalmente com a saúde, podendo evoluir até a total incapacidade funcional, em função de dificultar movimentos (tensão muscular), circulação (compressão de vasos), oferecer sobrecarga, e.o.. A postura, ainda, é influenciada pelo sistema vestibular, proprioceptivo e visual o qual orienta a posição estática e dinâmica. E destaca-se que não é somente na posição ereta que se busca o alinhamento, na posição deitada, agachada, e no aspecto profissional, social e esportivo, e.o. TAMBÉM.

Cada corpo tem o seu “alinhamento” na busca do centro de gravidade e do equilíbrio considerado normal, no entanto, vícios e desvios podem ser caracterizados como patologia.

Uma das alternativas na correção da má postura é a reeducação postural global (RPG), método fisioterapêutico aplicado em problemas morfológicos, posturais, lesões articulares, traumas e doenças respiratórias, e.o.. Baseado em três princípios: individualidade (todo ser humano é único); causalidade (a causa do problema pode estar afastada do sintoma); globalidade (tratar o corpo como um todo), bem como busca identificar e alongar os músculos responsáveis pela alteração postural (se esta for a causa). Uma avaliação com o seu fisioterapeuta ou ortopedista de confiança pode estabelecer a correção e conscientização a respeito do melhor equilíbrio muscular (pés, coluna, quadril, ombro, joelhos, e.o.).

Alerta! Treinar um corpo desequilibrado ou desalinhado, poderá resultar em doença.

http://www.sbrpg.com.br/o-que-e-rpg aces. em 23/03/21

del.youssef@gmail.com – (41) 99123-2803