Férias escolares, Natal e réveillon são alguns dos motivos que fazem essa época do ano ser uma das preferidas para viajar. Viajar é sempre uma delícia, mas algumas pessoas ficam em pânico na hora de fazer a mala. Normalmente leva-se muito mais do que o necessário e não raramente esquece-se algo importante. Pensando nisso, o ECO Curitiba separou algumas dicas de como fazer uma mala compacta, mas que funciona.
O primeiro passo é saber o destino, se é praia ou cidade, e o clima do local, já que uma mala para São Paulo é bem diferente de uma mala para Fortaleza. Depois, devemos pensar em quantos dias ficaremos no lugar, pois o número de peças que entrarão na mala é proporcional ao número de dias fora de casa.
Em seguida, é a hora de escolher quatro cores para a mala. Cores que combinem entre si, pois servirão de guia para eleger as peças que você vai levar. Para que a sua mala renda vários looks diferentes, o ideal é escolher duas cores neutras (preto, cinza, marinho, branco, cáqui) e duas “coloridas” (azul, vermelho, verde, rosa, amarelo) ou três neutras e uma “colorida”. Lembrando que valem tons diferentes da mesma cor; um azul clarinho e um azul mais forte, por exemplo.
Definidos o destino, o clima e as cores, podemos passar à quantidade de peças.
Viagem curta (final de semana ou feriado)
– 3 partes de baixo (calça, bermuda, shorts, saia, vestido ou macacão);
– 6 partes de cima (blusas, camisetas, camisas, coletes e casacos);
– 2 sapatos;
– 2 bolsas (uma grande e uma pequena para a noite);
– roupa íntima de acordo com a sua necessidade.
Se o destino tiver praia ou piscina, acrescente:
– 2 biquínis/ maiôs/ sungas / bermudões;
– 1 saída de praia;
– 1 chinelo de praia;
– 1 sacola de praia;
– 1chapéu/boné.
Viagem de uma semana/10 dias
– 6 partes de baixo;
– 12 partes de cima;
– 3 sapatos;
– 3 bolsas.
Se o destino tiver praia ou piscina, acrescente:
– 3 ou 4 biquínis/maiôs/ sungas/ bermudões;
– 2 saídas de praia;
– 1chinelo de praia;
– 1 sacola de praia;
– 2 chapéus/bonés.
As mesmas dicas valem para os homens. No caso das listas acima, basta retirar o que não faz parte do universo masculino.
))) Fabíola Monteiro