Tradicionalmente conhecido como o mês das noivas, maio vem acompanhado de todos os encantos que envolvem o casamento. No quesito gastronomia, o bolo que compõe a mesa da celebração é destaque.
A chef pâtisserie Raquel Mussi preparou um detalhe para garantir um toque especial e repleto de personalidade para cada casamento. Além de bolos com sabores e formatos marcantes, a chef oferece um diferencial: o bolo pode ter seu visual complementado com uma renda idêntica à do vestido que a noiva usará.
“O objetivo é deixar o casamento ainda mais exclusivo, proporcionando um bolo que garanta mais que sabor e beleza, mas que também tenha um detalhe diferente e totalmente marcante. Assim como o vestido e a decoração do casamento, é essencial que o bolo siga o perfil da noiva”, explica Raquel.
Em relação aos tipos de bolos indicados para cada ocasião, a chef esclarece que é preciso atentar ao horário da festa. “Os casamentos noturnos são os mais frequentes e estes permitem bolos mais extravagantes. Podem contar com formatos redondos e quadrados; apresentar tamanhos em evidência, de cinco a oito andares; e também sabores mais intensos, como chocolate belga e recheios de oleaginosas”, afirma a profissional.
Já as comemorações durante o dia pedem leveza, destacando bolos como naked cake ou os sem acabamento de pasta americana, sendo detalhados apenas com flores de açúcar – técnica esta que é a especialidade de Raquel.
O conhecimento da chef em flores de açúcar se dá pela especialização em pâtisserie pelo ICE – Institute of Culinary Education, de Nova York, e pela atuação ao lado do renomado Buddy Valastro, que é referência em técnicas inovadoras na decoração gourmet. “É um trabalho artesanal, a pasta é feita basicamente de açúcar impalpável e gordura vegetal. Cada parte é feita a partir de moldes e rolos, que dão as curvas e os veios característicos das flores naturais, e os corantes comestíveis dão as cores. As flores valorizam os bolos de forma sutil e delicada”, detalha a chef pâtisserie.
Fotos: Divulgação.