Turismo de aventura é opção para todas as idades

Se a primeira imagem que vem a sua cabeça quando você pensa em turismo de aventura são pessoas jovens fazendo atividades radicais e perigosas, seu pensamento está equivocado. Há atividades para todas as idades e preparos físicos. Caminhadas, passeios por trilhas, cavernas e cachoeiras, além de montanhismo são algumas das opções para quem quer se aventurar em atividades diferenciadas, que valorizam o contato com a natureza.
“Não é necessário ter a condição física de um atleta para participar. As atividades são trabalhadas para que as pessoas passeiem e se divirtam dentro dos próprios limites”, afirma Ana Wanke, proprietária da agência Ana Wanke Turismo e Aventura.
Ela explica que as viagens são classificadas de acordo com o nível de dificuldade. “Há roteiros para iniciantes, de nível médio e pesado. Isso facilita na hora de escolher o destino, já que as pessoas já saberão quais as atividades e desafios que irão enfrentar”, diz.
Não é preciso ir longe para aproveitar ótimos destinos com paisagens deslumbrantes. Para quem está iniciando, um bom roteiro é caminhada pela Colônia Witmarsum, a 55 km de Curitiba. “É uma caminhada de 12 km por estradas de chão em terreno plano e com lindas paisagens como campos de canola e capões de araucária”, explica Ana, lembrando que os participantes têm a oportunidade de conhecer um pouco da história da Colônia visitando o Museu da Imigração.
O Pico Paraná é um exemplo de roteiro com mais dificuldade. Maior montanha do sul do Brasil, com exatos 1.877 metros, o pico está situado em Campina Grande do Sul, na Serra do Ibitiraque, a poucos quilômetros de Curitiba. São oito quilômetros de subida, e às vezes algumas “escalaminhadas”, nos 1.120m de ascensão, até seu cume.
Já para quem gosta e pode viajar para mais longe, uma boa opção é a Patagônia Argentina. Um dos destaques da região é o famoso Glaciar Perito Moreno. Além de vê-lo dos balcões como turistas normais, a proposta é caminhar sobre ele. O roteiro oferecido inclui ainda caminhadas pelo Parque Nacional Los Glaciares, entre paisagens de tirar o fôlego, que têm como pano de fundo o Fitz Roy, a famosa montanha que faz fumaça, e o Cerro Torre, uma das montanhas mais espetaculares dos campos de gelo da Patagônia.
Todos os roteiros são organizados previamente e de forma minuciosa. Para mais informações, consulte seu agente de viagens.

SERVIÇO:
Ana Wanke
Telefone: (41) 3456 – 7891
www.anawanke.com.br