Há mais de vinte anos, elas descobriram que o turismo poderia proporcionar uma renda extra. As guias de excursões para compras viajam toda semana levando dezenas de passageiros que vão passar a noite e o dia comprando. Os destinos são vários, desde Santa Catarina e seu polo têxtil, passando por São Paulo e a famosa Rua 25 de Março, até mesmo a Cidade de Leste, o paraíso dos importados, no Paraguai.
Independentemente se o viajante é um guia de compras, ou apenas uma sacoleira , a viagem é sempre encarada como um trabalho, porém, acaba trazendo um pouco de lazer. Um dos roteiros mais comuns é o realizado em Santa Catarina. Ônibus lotados de lojistas e sacoleiras saem de Curitiba, pelo menos uma vez na semana, rumo à Brusque, o famoso polo têxtil, no Vale do Itajaí.
A viagem começa na noite de uma segunda-feira. O ônibus tem um roteiro pré-estabelecido, onde as passageiras aguardam para o embarque. Após a última parada, em São José dos Pinhais, o ônibus segue rumo ao estado vizinho. Cerca de 1h30 depois, aproximadamente às 23h, ele estaciona no primeiro shopping do itinerário, no município de Guaramirim.
A partir daí começa a rotina das sacoleiras. Em Guaramirim e Indaial, os shoppings atacadistas abrem especialmente neste horário, para que as compras possam ser feitas durante a madrugada.
Às compras
O dia amanhece e a disposição das passageiras não às abandona. Os shoppings oferecem cafés coloniais gratuitos para que suas clientes fiquem bem dispostas durante toda a madrugada. Afinal, é preciso estar atenta à moda que fará sucesso nas vitrines. E assim, entre um shopping e outro, o dia passa. A última parada é na cidade de Brusque, na hora do almoço da terça-feira. Lá são feitas as últimas compras e trocas de mercadorias (as lojas trocam mercadorias que não são vendidas). Ao final da tarde, o ônibus regressa à Curitiba, trazendo roupas, um pouco de cansaço e algumas histórias para contar.
Cada vez mais, as viagens de compras estão sendo vistas como uma oportunidade para iniciar um negócio próprio, ou, até mesmo para economizar nas compras para a família. A aposentada Senhorinha de Jesus Santos é guia há 30 anos e conta que já viu muitas passageiras irem pela primeira vez para conhecer e acabarem abrindo uma loja depois. Os preços são bastante atrativos, mas ela alerta que antes de viajar, é preciso primeiramente fazer um cadastro com uma guia de excursão. “Todos os shoppings trabalham com as vendas no sistema de atacado (é preciso comprar uma quantidade mínima de mercadoria) e são credenciados a uma associação, a ACECOMVI (Associação de Centros Comerciais Atacadistas de Santa Catarina), que regulamenta os preços.
O passageiro pode comprar com dinheiro ou cartão de crédito. Mas a forma mais comum é o cheque, que permite ter prazos maiores para o pagamento. E justamente por isso é feito o cadastro. Só depois de fornecer os dados e ter o cadastro aprovado, é que é possível embarcar”, explica ela.
Mesmo que seja apenas para conhecer e comprar para a casa e a família, o turismo de compras é uma experiência que vale a pena ser feita, pelo menos uma vez.
SERVIÇO:
Compras em Santa Catarina: Senhorinha de Jesus Santos (guia de viagens) – (41) 3634-1521