Mais da metade dos contribuintes pagou com desconto de 6% o IPTU (Imposto Predial e Territorial Urbano) de Curitiba, até o último dia 10. Foram 56% dos contribuintes que optaram pelo pagamento em cota única com desconto, o que corresponde a 331 mil dos 590 mil contribuintes inscritos em Curitiba. O valor arrecadado pelo imposto, até a data final para o pagamento com bonificação, foi de R$ 219 milhões. O montante equivale a 39% do valor total previsto, que é de R$ 560 milhões.
“O valor está dentro da média dos últimos 15 anos. São as pessoas que tradicionalmente pagam com bonificação e preferem saldar suas dívidas em uma única parcela”, avalia o diretor do departamento de Rendas Imobiliárias, Rubens Valério Franco Soffiatti. Terminado o período do pagamento com desconto, o restante dos contribuintes deverá pagar o imposto em dez parcelas fixas, divididas entre os meses de fevereiro e novembro.
No último ano houve um aumento de 2,6% no número de contribuintes. Em 2013 haviam 575 mil contribuintes inscritos, subindo para os atuais 590 neste ano. O diretor explica que esse crescimento é natural e está dentro da média de acréscimo de 2% a 3% por ano. “O aumento se deve ao crescimento natural com os novos empreendimentos imobiliários e loteamentos que surgem na cidade.” Se, por qualquer motivo, alguém não recebeu o carnê do IPTU para pagamento, pode solicitar a segunda via diretamente no Portal da Prefeitura, acessando a pasta Serviços Online.