95% das mulheres acreditam que silicone pode aumentar a autoestima

Um estudo realizado com 400 brasileiras, com idade entre 18 e 45 anos, mostra que 94% delas acham que a cirurgia para aumentar os seios aumentaria sua autoestima. Para o Cirurgião Plástico Bruno Pagnoncelli, CRM 22232, elas estão certas. O médico diz que As mamas têm uma grande importância para as mulheres, não só pelo fato da amamentação, mas também pela feminilidade e sensualidade que ela proporciona, sendo esta a cirurgia que visivelmente mais aumenta a autoestima no sexo feminino.

O desejo feminino

O estudo aponta também que uma em cada 3 mulheres já pensou em realizar o procedimento de prótese de mama também conhecido como mastoplastia de aumento. O procedimento tem o objetivo de aumentar o volume das mamas e é indicado principalmente para pacientes com hipomastia (mamas pequenas), que geralmente decorre de um menor desenvolvimento dos seios na adolescência ou de involução dos mesmos após a gravidez.
Das mulheres que já pensaram em realizar a cirurgia, pelo menos metade pretende realmente coloca-la em prática. De acordo com o mesmo levantamento o busto é a segunda parte do corpo que mais incomoda as mulheres, perdendo apenas para o abdome. Para Dr. Bruno Pagnoncelli isso reafirma o fato do porque a cirurgia para inclusão de prótese de mama é a segunda cirurgia plástica mais realizada no mundo, ficando atrás apenas da lipoaspiração. Ele esclarece também que não existe uma idade a partir da qual se pode fazer o procedimento, depende do grau de maturação das mamas, mas gira em torno dos 16 aos 18 anos dependendo do desenvolvimento do corpo da paciente.

O estudo
As 400 voluntárias, que responderam ao estudo são de São Paulo, Porto Alegre, Belo Horizonte, Rio de Janeiro e Brasília. As informações foram reveladas na pesquisa “Tamanho é Documento”, feita a pedido de uma empresa que fabrica produtos para procedimentos médicos, entre eles próteses mamárias, a Mentor.
Outras relevantes informações apuradas pelo estudo foram as motivações para o implante. As principais seriam, por ordem de importância, o tamanho do busto, para se sentirem desejadas, o formato das mamas e a mudança deles após a gravidez e amamentação. Mais da metade das entrevistadas dizem considerar seios grandes algo sexy e 83% delas diz que ter seios fartos é algo importante para os homens.
Pagnoncelli diz que é muito importante para o cirurgião saber quais as expectativas da paciente e como são os seios que ela sonha em ter. “Muitas vezes elas querem ter os seios iguais aos das amigas ou de uma atriz, porém cada mulher tem uma anatomia do tórax e das mamas. Assim, mesmo colocando a mesma prótese em pacientes diferentes obteremos resultados diferentes” revela o cirurgião.