Não é segredo para ninguém que o café é o queridinho dos brasileiros. Segundo a ABIC – Associação Brasileira da Indústria do Café, a bebida é a segunda mais consumida entre os brasileiros e só perde para a água. Dentre as diferentes opções disponíveis para compra, compreender todas e saber qual é a melhor pode parecer impossível. Para isso, surgem profissões inusitadas, como o Coffee Hunter – o caçador de cafés.
Ele passa boa parte do seu dia buscando diferentes métodos de preparos e particularidades dos grãos 100% arábica, com ganham nota acima de 85 pela BSCA – Brazil Speciality Coffee Association, pelo plantio, colheita e cuidado com o grão. Hugo Rocco é o caçador do Moka Clube, o primeiro serviço de assinatura de cafés especiais do Brasil. “Sou um apaixonado por café, ainda mais por grãos especiais. Cada grão possui um aroma e corpo diferente e minha missão é selecionar diferentes cafés e enviá-los aos membros do clube”, afirma um dos sócios do Moka. Ao pesquisar diariamente quais são fazendas produtoras de café especial no Brasil, ele as contacta para uma visita pessoalmente. “Não me canso em viajar 600 ou 1000 km de distância para buscar um café de qualidade. Se é bom, merece mesmo ser divulgado no clube”, explica Hugo ao falar sobre o país ser o mais produtor e exportador de grãos para o mundo.
“Praticamente todo café arábica produzido no país é exportado. O brasileiro pouco consome grãos especiais e por isso o Moka Clube só envia aos membros cafés escolhidos a dedo”, enfatiza o coffe hunter.
Em agosto de 2013 o clube completou um ano de seu lançamento e a cada dia conquista mais e mais adeptos do ouro negro brasileiro, que recebem 250 gramas de café especial em casa, com uma embalagem especial. “Somos cerca de 450 apaixonados por café. Temos membros no Brasil todo e também na Argentina que a cada caixinha se surpreendem com o grão que escolhi para o mês”, finaliza.
Serviço:
Moka Clube – assinatura de cafés especiais
Valor: R$ 29,90 por mês