Enquanto o mercado encontrava-se estagnado no primeiro semestre deste ano, a Mundo Verde fechava contratos para abertura de franquias. O crescimento das vendas no primeiro trimestre girou em torno de 18%. Atualmente, a rede conta com 244 lojas em operação e até o final do ano chegará a 270 unidades. Para 2013, a empresa projeta aumento de 19% no faturamento, chegando a um total de R$ 305 milhões. Em apenas quatro anos, cresceu 142% nas vendas e 183% sobre a geração do ebitda.
“A estimativa é que a Mundo Verde tenha 500 unidades até 2018. O diferencial das nossas lojas é a experiência nos pontos de vendas – todas as unidades foram projetadas para aumentar o bem-estar na hora da compra – a qualidade dos produtos que comercializamos e o atendimento consultivo. Além das nutricionistas nas lojas, temos o serviço telefônico Alô Nutricionista, além de atendermos também pela web”, diz Sergio Bocayuva, diretor executivo da rede.
Para aumentar o número de unidades no Brasil e melhorar as vendas, a Mundo Verde aposta na ampliação de produtos de marca própria e em ações de mídia. Os primeiros itens da rede chegaram às lojas no final do ano passado e já somam 75 nas prateleiras, entre shakes, barras e granolas – suplementos – como o LA e o Thermo – e produtos compostos por algas desintoxicantes, como a Spirulina Pacífica Havaiana e o Detox. A expectativa é chegar aos 600 produtos da marca “Mundo Verde Seleção” em um prazo de até cinco anos.
Com isso, a tendência é que o número de fornecedores caia ao menos pela metade, mantendo-se a variedade de produtos com otimização de compras, aumentando a margens de lucro para os franqueados e diminuindo o valor do produto para o consumidor.