Programa ajuda a driblar dificuldades de leitura

Mais de 92% da população da América Latina têm algum déficit de leitura, tornando o hábito de ler quase que uma obrigação. Muitas pessoas fazem da leitura uma necessidade urgente: seja por conta de uma prova na faculdade, por conta de um concurso público, por conta do trabalho. Ao invés da leitura ser algo cotidiano e prazeroso, se torna obrigação, o que prejudica ainda mais o hábito de ler. E mais: com a rotina cada vez mais corrida, ler deixou de ser prioridade. Hoje, a média de livros lidos pelos brasileiros não ultrapassa quatro livros por ano.
Diante desse panorama, há cinco anos o Programa Integral de Leitura para o Brasil – Pilbra, vindo da Colômbia, chegou ao País com a proposta de corrigir os maus hábitos e promover uma leitura mais concentrada, onde o foco é conseguir compreender mais conteúdo em menos tempo.
A diretora regional da Pilbra em Curitiba, Carla Gazapina explica que o objetivo principal é fazer com que o aluno compreenda com clareza o conteúdo que se propôs a ler.
O programa dura em média de quatro a seis meses, onde cada usuário faz uma hora por semana de monitoria na sede da Pilbra. Nessa hora de monitoria, o usuário faz exercícios de leitura que contemplam técnicas para ampliar a visão do leitor, exigindo mais concentração da pessoa. Segundo Carla, o programa não é um método de memorização. “Memorização é você ler várias vezes o conteúdo para uma prova, por exemplo, e na hora da prova, dar aquele branco. Ou seja, o aluno não aprendeu o conteúdo, só memorizou, e a memorização tem um espaço de duração curta, assim como para quem lê em voz alta, achando que vai “decorar mais fácil”: o áudio tem uma fixação ainda mais curta”, explica a diretora.
Em Curitiba, a Pilbra acaba de se instalar em uma nova sede, na Avenida Sete de Setembro. Fora o novo espaço, há uma unidade no Bom Retiro. A Pilbra se instalou no país primeiramente em Curitiba, segundo Carla Gazapina, estrategicamente. “Curitiba é uma cidade laboratório: se uma empresa der certo aqui, dá certo no país todo, porque o curitibano é um público muito exigente”.
Para saber se tem alguma dificuldade de leitura, a Pilbra oferece gratuitamente um teste de leitura. Neste teste, será possível analisar se há uma dificuldade e qual o grau de déficit de leitura está, para daí sim ser encaminhado para o Programa Integral de Leitura. O teste pode ser feito diretamente em uma das sedes da Pilbra ou pode ser agendado, onde um consultor da Pilbra vai até a pessoa, aplica o teste, avalia e explica a metodologia do programa.

Serviço:
www.pilbra.com.br

Rua Sete de Setembro, 4.995
Água Verde
Fone: (41) 3091-2100

Rua Nilo Peçanha, 1315.
Bom Retiro
Fone: (41) 3078-4707