Boxe conquista cada vez mais praticantes femininas e oferece benefícios para a saúde

Uma atividade que alia defesa pessoal, condicionamento físico, coordenação motora e fortalecimento muscular. O novo queridinho das academias também manda o estresse para longe. Antes associado ao público masculino, o boxe está ganhando cada vez mais adeptos, e a maioria dos que querem encarar os jabs, direitos e cruzados são mulheres. “Nosso objetivo não é formar lutadores. Adaptamos as aulas para quem procura uma atividade para descarregar as tensões e deixar o corpo em forma”, explica Guto Caratú, professor da academia Bodytech de Curitiba.
A prática do boxe melhora o condicionamento físico, tonifica os músculos e aumenta a resistência cardiorrespiratória. Porém, o que mais tem atraído as mulheres é o seu alto gasto calórico. Em uma hora de aula, pode-se queimar de 600 a 900 calorias, dependendo da intensidade do exercício.
As aulas são divididas em três partes. Durante o aquecimento, os alunos pulam corda. Depois vêm os treinos de sombra, esquiva e dos movimentos básicos do esporte, que podem ser realizados na frente do espelho ou com um colega. Uma luta simulada com intensidade leve finaliza a aula. “Respeitamos a individualidade e os limites de cada um, então todos podem praticar o boxe, desde adolescentes até quem está na terceira idade”, diz o professor.