
Pesquisa realizada pelo Instituto Datacenso, sob encomenda da Associação Comercial do Paraná, no dia 6 de novembro em Curitiba, revela que 44,1% dos consumidores entrevistados destinarão o 13º salário para quitação de dívidas.
O resultado mostra que o curitibano está mais cauteloso e preferirá poupar a comprar presentes na principal data comercial do ano.
Os entrevistados que investirão a quantia na poupança somam 37,3%, seguidos pelos que despenderão da quantia para viajar, 16,7%; aqueles que investirão em bens duráveis, 7,8%, e a minoria disposta a comprar presentes, dentre os 200 entrevistados, ficou em último lugar no ranking com apenas 5,9% das intenções.
A renda familiar mensal dos consumidores ouvidos, na sua maioria, compreende a faixa que vai de dois a dez salários mínimos (entre R$ 1.245 e R$ 6.220.
O público consultado foi predominantemente do sexo feminino (64%), sendo o masculino 36%, entre 25 e 60 anos. A pesquisa foi realizada sob a coordenação do economista Claúdio Shimoyama, diretor do Instituto Datacenso.
Contraponto
Por outro lado, pesquisa do mesmo instituto mostra que cerca de 70% dos comerciantes ouvidos mostraram-se confiantes no crescimento das vendas do período natalino em comparação com 2012, ao passo que 17% acham que o movimento será igual ao mesmo período anterior, 9,7% dizem que será inferior e 3,4% não têm opinião formada.