As obras de reforma da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho, no centro de Curitiba, estarão concluídas dentro de no máximo 30 dias. A informação foi dada a usuários do local pelos secretários de Saúde, Adriano Massuda; de Esportes, Lazer e Juventude, Aluízio de Oliveira Jr., e pela presidente da Fundação de Ação Social (FAS), Marcia Fruet, que visitaram a unidade recentemente.
Os secretários conversaram com usuários dos serviços de saúde e frequentadores das atividades que a FAS e a Secretaria de Esportes, Lazer e Juventude promovem na Praça Ouvidor Pardinho. O objetivo foi esclarecer sobre as reformas no local, que visam à melhoria da unidade de saúde. As obras resultarão na ampliação do horário de atendimento, da oferta e da qualidade de serviços prestados, com atenção especial para a população idosa.
Massuda mostrou aos representantes do Conselho Municipal de Saúde (CMS), Emília Ricci e João Flaviano Faedo, a planta final do projeto, que detalha inclusive os espaços para as atividades realizadas pela FAS – aulas de ioga, idiomas, tai chi chuan, coral, teatro, entre outras. Essas atividades foram temporariamente transferidas para o Liceu de Ofícios Curitiba e para o CRAS Matriz. “O prazo máximo para terminar as obras é de 30 dias, mas se o tempo colaborar, devem terminar bem antes disso”, esclareceu.
Marcia Fruet reforçou que a mudança das atividades foi uma solução temporária, apenas durante o período de reformas, visando garantir a segurança dos usuários da unidade. “As reformas trarão benefícios para os idosos. E, se não forem feitas, os prejudicados serão os próprios usuários”, destacou.
As ações intersetoriais desenvolvidas na Praça Ouvidor Pardinho serão fortalecidas e ampliadas, com atuação conjunta entre Saúde, FAS, Secretaria de Esporte e Lazer e Fundação Cultural de Curitiba (FCC).
“Gostei muito do projeto que nos foi apresentado pelos secretários, vai melhorar muito as condições dos usuários em todos os espaços. Vou colaborar para divulgar para todos os demais frequentadores, que também estavam preocupados”, destacou João Flaviano Faedo.
Reforma
O espaço físico da Unidade de Saúde Ouvidor Pardinho será melhor aproveitado e o número de consultórios será ampliado de 15 para 23. A unidade também abrigará uma sala de estabilização voltada para o atendimento a situações de emergência.
A unidade, que já conta com atendimento odontológico, passará a contar com seis novas equipes da Estratégia de Saúde da Família (ESF), formadas por médico, enfermeiro, auxiliar de enfermagem e agentes comunitários de saúde (profissionais que moram na região e que reforçam a aproximação entre as equipes e a comunidade).
Além disso, será oferecido atendimento especializado de Geriatria. A unidade também ganhará um Núcleo de Apoio à Saúde da Família, formado por fisioterapeuta, nutricionista, farmacêutico, profissional de educação física e psicólogo, além de médicos especialistas em cardiologia e neurologia.