Salões de beleza, barbearias e serviços de depilação terão que se adequar às novas normas sanitárias vigentes no Paraná. O secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto, assinou uma resolução que define os requisitos mínimos para a abertura e funcionamento desse tipo de estabelecimento no Estado.
Caputo Neto explica que a resolução é um marco legal que contribuirá para a melhoria da qualidade e segurança desses serviços. O novo regulamento técnico substitui uma resolução que estava em vigor desde 1994 e traz novas exigências que não estavam contempladas anteriormente. A grande mudança está na obrigatoriedade da utilização do aparelho de autoclave para a esterilização dos materiais de uso coletivo, como tesouras, pinças, lixa de metal e alicates de unha.
Também não será mais permitida a reutilização da cera para depilação. Segundo o chefe do Centro Estadual de Vigilância Sanitária, Paulo Costa Santana, as duas medidas auxiliam na prevenção de doenças. “São ações de higiene que diminuem o risco de transmissão da hepatite B, C e o tétano, por exemplo”.
Durante as fiscalizações, os técnicos da Vigilância Sanitária também vão verificar se os cabeleireiros, depiladores, manicures e pedicures estão com as cadernetas de vacinação atualizadas. Caso haja alguma irregularidade, o estabelecimento estará sujeito às sanções sanitárias que vão desde uma notificação e multa até a suspensão da licença sanitária.