Sem culpa: cuidados ajudam a não comer demais em festas

Para muitas pessoas, a chegada das festas de fim de ano representa quilos a mais na balança. Mas basta o calendário virar o ano para todo mundo querer voltar à antiga forma. Se você for experimentar um pedacinho de cada doce disponível em uma confraternização, com certeza vai acabar sofrendo com a balança depois. Muitas pessoas também têm o hábito de “comer por comer”, apenas porque estavam sentadas ao redor da mesa. Com isso, acabam ingerindo coisas que não valem tanto esforço na academia.
Quando for a uma festa, procure levar um prato mais leve com o qual você possa se alimentar e ir revezando com as outras opções mais calóricas. Uma boa pedida são os vegetais assados: você usar pimentões, berinjelas, cogumelos, cebolas e aspargos, acrescentar azeite, ervas e azeitonas e ter uma saborosa e nutritiva opção light.
Bebidas como refrigerantes, chás ou sucos com açúcar geralmente acompanham as confraternizações. Uma opção saudável é a água com gás, que pode aromatizar com sementes de romã, fatias de laranja ou raminhos de hortelã fresca.
Parece lógico passar o dia inteiro sem comer nada se pretende cometer exageros no jantar, mas esta prática faz com que pare a queimar calorias. O corpo precisa de combustível e sem comida, o metabolismo irá desacelerar para compensar, e acaba comendo mais do que o corpo necessita no jantar, e os excessos vão parar diretamente nas células de gordura. Para prevenir este quadro, faça refeições espaçadas ao longo do dia e, se ainda assim exagerar, tente se manter ativo nas primeiras horas depois da ‘comilança’.