Dieta do mel promete eliminar 1,5 kg por semana, diz nutricionista

Que tal emagrecer sem contar calorias de alimentos ou passar fome e ainda adicionar mel ao cardápio? Segundo pesquisa do nutricionista Mike McInnes, isso é possível. No seu livro The Honey Diet (em tradução livre, Dieta do Mel), que será lançado em janeiro de 2014, o especialista apresenta um programa que promete eliminar quase 1,5 kg por semana com a substituição de açúcar por mel e a inclusão de uma a duas colheres do produto de manhã e antes de deitar.
Segundo o profissional, o excesso de açúcar faz com que o corpo libere mais insulina, que é armazenada como gordura. Fora isso, leva ao desligamento por longos períodos das células da glia (que controlam a quantidade de açúcar no sangue no cérebro), deixando as células cerebrais sobrevivendo com “ração” de emergência. “Um cérebro com fome é um cérebro estressado. Em desespero, ele irá enviar um coquetel de mensagens químicas para tentar angariar açúcar de qualquer outra fonte possível”, disse McInnes. Isso resulta em vontades incontroláveis por guloseimas açucaradas.
McInnes acredita que o mel detém a chave para quebrar esse ciclo vicioso, sendo uma bebida com mel pela noite suficiente para reverter o processo e reduzir o estresse noturno, permitindo que a pessoa durma melhor e que o corpo continue com o processo essencial de recuperação e reparação, queimando gordura enquanto faz isso.
Muitos especialistas classificam o mel como tão ruim quanto o açúcar, mas o profissional acha o contrário. “O mel é criado pelas abelhas a partir do néctar das plantas, digerindo parcialmente os açúcares e sua composição muda, o que afeta a forma como os nossos corpos o metabolizam.” Testes realizados por laboratórios de investigação médica em Dubai mostraram que uma colher de mel parece reduzir os níveis de açúcar no sangue em vez de aumentá-los como faz o açúcar.