O Instituto Ambiental do Paraná (IAP) divulgou o quinto boletim de balneabilidade da temporada. Os resultados das amostras coletadas por técnicos do órgão mostram que a água da maioria dos locais monitorados continua própria para banho.
No litoral, dos 47 pontos monitorados, cinco são impróprios para banho, sendo que dois são em faixa de areia e três em rios. Os pontos com concentrações de bactérias Escherichia coli (E.coli) em desacordo com os padrões estabelecidos pelo Conselho Nacional do Meio Ambiente (Conama) são: Praia de Encantadas, na Ilha do Mel (em frente ao módulo policial); Caieiras, em Guaratuba (altura da rua Frederico Nascimento); Ponta da Pita, em Morretes e Antonina; e os dois pontos monitorados ao longo do rio Nhundiaquara, também em Morretes e Antonina.
Na costa Oeste e Norte do Estado, todos os pontos monitorados estão próprios para banho.
O presidente do IAP, Luiz Tarcísio Mossato Pinto, destacou que as coletas dessa semana foram feitas sob chuva, na segunda e terça-feira (13 e 14), o que pode alterar a manutenção da qualidade da água.
“Os técnicos coletaram as amostras debaixo de chuva, o que mostrou uma sensível piora na manutenção da qualidade da água nessa semana. Mesmo assim, o boletim confirma a eficiência dos investimentos feitos pelo Governo do Estado e prefeituras no nosso Litoral”, declarou.
Além dos pontos monitorados e divulgados nos boletins de balneabilidade, o IAP também monitora e sinaliza outros locais do Litoral que historicamente são considerados impróprios para banho.
SINALIZAÇÃO
No Litoral, os veranistas podem acompanhar a qualidade das águas nas bandeiras instaladas na orla e também em 10 totens eletrônicos e outros serviços do Governo do Paraná.
A bandeira de cor vermelha significa que a água está imprópria para banho nos 100 metros à esquerda e à direta da sinalização. A azul indica que a água possui bons índices e pode ser aproveitada pelos banhistas.